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Atuação da psicologia na assistência estudantil universitária brasileira: revisão sistemática da literatura

Leonídia Aparecida Pereira da Silva, Virginia Teles Carneiro

Resumo


O presente artigo objetiva identificar a atuação e as práticas desenvolvidas por psicólogos na assistência estudantil universitária brasileira, considerando a promoção à permanência dos universitários beneficiados por políticas de ações afirmativas.  Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura em teses e dissertações publicadas no período de 2010 a 2019. Quatro trabalhos foram incluídos e outros 637 excluídos após análise. Utilizou-se a Análise de Conteúdo para a interpretação dos dados. As categorias formadas foram: ações em psicologia clínica e ações em psicologia escolar e educacional. Destaca-se a baixa quantidade de estudos que focalizaram este tema e a prevalência de práticas individualizantes, em especial, voltadas para a Psicologia Clínica e a Psicologia Escolar e Educacional focando nomeadamente nos estudantes, de modo a isentar outros atores sociais envolvidos. A partir de tais resultados, defende-se que o profissional de psicologia que atua na assistência estudantil universitária brasileira, contemple abordagens não apenas individuais aos estudantes, mas também coletivas, entre elas, grupos de apoio, ações em âmbitos institucionais e políticos.

Palavras-chave


Psicologia; Educação Superior; Ações afirmativas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/riep.v27i2.77841