Democratização do acesso ao ensino superior e a permanência estudantil: o que vem sendo feito pelo psicólogo escolar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.77841

Palavras-chave:

Psicologia, Educação Superior, Ações afirmativas.

Resumo

O presente artigo objetiva identificar e analisar a atuação do psicólogo escolar na assistência estudantil universitária brasileira, considerando o contexto de expansão e de democratização do acesso ao ensino superior público e a promoção da permanência dos universitários beneficiados por políticas de ações afirmativas. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura em teses e dissertações publicadas no período de 2010 a 2019. Quatro trabalhos foram incluídos e outros 637 excluídos após análise. Os resultados foram divididos em uma categoria temática principal e em duas subcategorias. A categoria principal foi denominada “O que vem sendo feito pelo psicólogo na assistência estudantil universitária brasileira” e as subcategorias têm como títulos: “Ações em psicologia clínica” e “Ações em psicologia escolar e educacional”. Destaca-se a baixa quantidade de estudos que focalizaram este tema e a prevalência de práticas voltadas para a psicologia clínica e a psicologia escolar e educacional focando sobretudo nos estudantes, de modo a isentar outros atores sociais envolvidos. A partir de tais resultados, defende-se que o profissional de psicologia que atua na assistência estudantil universitária brasileira, contemple abordagens não apenas individuais aos estudantes, mas também coletivas, entre elas, grupos de apoio, ações em âmbitos institucionais e políticos.

Biografia do Autor

Leonídia Aparecida Pereira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Residente da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança (REMUSC/SES-PB).

Virginia Teles Carneiro, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Professora Adjunto IV no curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

07-11-2023

Como Citar

Silva, L. A. P. da, & Carneiro, V. T. (2023). Democratização do acesso ao ensino superior e a permanência estudantil: o que vem sendo feito pelo psicólogo escolar?. Interação Em Psicologia, 27(2). https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.77841

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura