Diferenças na adaptabilidade de carreira em função da escolaridade e situação laboral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.77840

Palabras clave:

orientação profissional e de carreira, desemprego, trabalhadores.

Resumen

A adaptabilidade de carreira é um construto psicossocial que se refere aos recursos do indivíduo para lidar com as tarefas de transição de carreira. O objetivo deste estudo foi verificar se há diferenças nos quatro recursos de adaptabilidade de carreira em relação ao sexo, escolaridade, situação laboral e relações de trabalho. A amostra contou com 890 participantes, com idades entre 18 e 67 anos (M = 33,98; DP = 10,49), sendo 66,4% do sexo feminino. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e a Escala de Adaptabilidade de Carreira. Os resultados sugerem que há diferenças significativas em relação as variáveis abordadas, com exceção do sexo. Pessoas com maior nível de escolaridade, que estejam empregadas e que possuam uma relação de trabalho como trabalhadores liberais, apresentam maiores níveis de adaptabilidade de carreira. Desta forma, este estudo indica que a adaptabilidade de carreira está relacionada positivamente com desfechos da carreira, o que sugere que intervenções capazes de promover adaptabilidade de carreira, poderão estar indiretamente contribuindo para uma maior empregabilidade dos clientes.

Biografía del autor/a

Gustavo Henrique Martins, Universidade São Francisco

Psicólogo pela Universidade São Francisco. Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade São Francisco.

Publicado

2022-11-08

Cómo citar

Ambiel, R. A. M., Martins, G. H., & Salvador, A. P. (2022). Diferenças na adaptabilidade de carreira em função da escolaridade e situação laboral. Interação Em Psicologia, 26(2). https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.77840

Número

Sección

Relatos de Pesquisa