Desmedicalizando a vida escolar: desafios formativos para a Psicologia Escolar e Educacional em uma perspectiva crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.77570

Palabras clave:

formação em psicologia, psicologia escolar e educacional, estágio, medicalização.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo partilhar alguns desafios vivenciados por supervisoras de estágio no campo da Psicologia Escolar e Educacional, que adotam um referencial teórico-prático crítico, na construção de estratégias de enfrentamento aos processos de medicalização da educação. A Psicologia Escolar e Educacional em uma perspectiva crítica é uma abordagem teórico-prática que busca romper com a naturalização das experiências de fracasso escolar, apontando para as múltiplas determinações envolvidas no fenômeno, nas quais a própria Psicologia, como ciência e profissão, está envolvida. Para a discussão em tela, foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa, o trabalho de campo envolvendo a realização de entrevistas semidirigidas com quatro supervisoras de estágio reconhecidas pela relevância de sua atuação nesse campo. A análise das entrevistas tornou possível tecer algumas reflexões, com destaque para: as primeiras aproximações com o universo escolar; a construção de propostas de intervenção; o papel da psicóloga escolar diante de demandas clínicas; os riscos de olhares preconceituosos e o trabalho envolvido na escrita dos relatórios. Espera-se que as reflexões aqui partilhadas possam contribuir para a formação e atuação de psicólogas escolares e educacionais que perspectivem práticas desmedicalizantes.

Biografía del autor/a

Liliane Alves da Luz Teles, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Psicóloga, Doutora em Educação, docente do curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Lygia de Sousa Viégas, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Univesidade Federal da Bahia

Publicado

2023-09-04

Cómo citar

Teles, L. A. da L., & Viégas, L. de S. (2023). Desmedicalizando a vida escolar: desafios formativos para a Psicologia Escolar e Educacional em uma perspectiva crítica. Interação Em Psicologia, 27(1). https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.77570

Número

Sección

Relatos de Pesquisa