A psicologia e a formação de professores: ação e reflexão a partir da percepção de professores em formação
Resumo
Este artigo apresenta parte de um estudo mais amplo, cujo objetivo foi investigar como o professor transforma os conteúdos das teorias psicológicas em ferramenta para a organização de seu trabalho pedagógico, na mesma dimensão em que utiliza sua prática para construir novas teses teóricas em sua formação continuada. Arquitetado nos pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem sociocultural construtivista, o estudo analisou a proposta curricular e a organização pedagógica de um curso semipresencial de graduação em pedagogia, em seus vários níveis. Neste artigo, focalizamos os resultados co-construídos por meio das seguintes estratégias metodológicas: (1) consulta aos portfólios de 13 professoras cursistas; (2) entrevista semi-estruturada com essas 13 cursistas; e (3) observação da atuação docente de uma das cursistas em sua sala de aula. A análise e discussão dessas informações foram orientadas por três categorias teóricas construídas para este estudo: o exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Acredita-se que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas inovadoras para a formação de professores.
Palavras-chave: psicologia e formação de professores; aprendizagem docente; abordagem sociocultural construtivista.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v10i2.7685