O conteúdo da vida amorosa de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v10i2.7684Palavras-chave:
relacionamento amoroso, experiências amorosas, amor, sexoResumo
Embora existam muitas teorias e concepções sobre o amor, poucos estudos descreveram o conteúdo da vida amorosa. Esta pesquisa tem os seguintes objetivos: descrever as incidências de seis tipos de experiências amorosas; identificar as variabilidades destas experiências e suas inter-relações e verificar se há relação entre estas experiências e o sexo dos participantes. Participaram deste estudo 368 estudantes universitários: 303 na primeira amostra (177 mulheres e 126 homens) de três cursos universitários e 65 na segunda amostra (40 mulheres e 25 homens) de dois cursos universitários. A idade média destes estudantes era 24,3 anos (homens 23,9 anos e mulheres 24,7 anos). As incidências médias por participante das experiências amorosas foram as seguintes: “Ficar” – 26,1 parceiros; Parceiros Sexuais – 4,9; Namorados – 2,9; Paixões – 3,6; Amores – 1,3 e Percentagem de Participantes Apaixonados – 64%. As distribuições de várias destas experiências dependeram do sexo dos participantes Várias das experiências amorosas das duas amostras apresentaram relações estaticamente significantes entre si o que indica uma grande similaridade entre elas.
Palavras-chave: relacionamento amoroso; experiências amorosas; amor; sexo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.