Habilidades sociais educativas de professores de alunos público-alvo da educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.76622

Palavras-chave:

Habilidades Sociais Educativas, Professores, Educação Inclusiva.

Resumo

As Habilidades Sociais Educativas são indispensáveis no contexto escolar, sobretudo na perspectiva inclusiva, haja vista que a educação de alunos Público-Alvo da Educação Especial, assim como de qualquer estudante, exige do professor flexibilidade, paciência, criatividade, afabilidade e responsabilidade. O presente estudo teve como objetivo caracterizar a perspectiva de professores de alunos Público-Alvo da Educação Especial sobre seu repertório de Habilidades Sociais Educativas. Participaram 380 professores de 92 escolas públicas do interior de Minas Gerais, sendo 98,7% do gênero feminino. A avaliação do repertório de Habilidades Sociais Educativas foi realizada com o Inventário de Habilidades Sociais Educativas de Professores (IHSE-Prof, de Del Prette & Del Prette, 2013) e o Questionário de Caracterização da amostra. Os resultados indicaram que os professores apresentaram um repertório bastante elaborado no escore geral e em duas Escalas, Organizar Atividade Interativa e Conduzir Atividade Interativa, e 86,8% relataram utilizar estratégias facilitadoras da inclusão. Conclui-se que os professores com repertório elaborado de Habilidades Sociais Educativas são profissionais que organizam um arranjo de contingências no ambiente escolar, com vistas ao desenvolvimento de relações produtivas em sala de aula. Os achados apontam ainda que as Habilidades Sociais Educativas de professores são recursos indispensáveis na educação inclusiva.

Biografia do Autor

Iriene Ferraz de Souza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM

Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica - Terapia Cognitivo Comportamental pela UNIARA-SP, Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-MG. Participa de Projetos de Pesquisa sobre os temas: Inclusão; Educação Especial; Habilidades Sociais Educativas; Qualidade de Vida; Comportamento humano e Saúde Mental. Tem experiência em Psicologia Clínica com crianças, adolescentes e adultos. Atualmente trabalha em Clínica particular em Montes Claros - MG.

Bárbara Carvalho Ferreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM

Psicóloga, Mestre em Educação Especial e Doutora em Psicologia pela UFSCAR. Está vinculada ao Grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS), da UFSCAR. Atua na área de Psicologia Escolar, Educação Especial e Inclusiva e Habilidades Sociais. Membro do Grupo de Pesquisa ANPEPP - Relações Interpessoais e Competência Social.  É professora orientadora no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFVJM-MG.

Diego Costa Lima, Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG/Divinópolis – Divinópolis, MG

Psicólogo pela UFSJ/MG, Mestre  pela UFSJ/MG e Doutor em Psicologia pela UFSCAR-SP.  Possui experiência em pesquisas e/ou docência nas áreas de Avaliação Psicológica, Habilidades Sociais, Terapia Cognitivo-Comportamental, Saúde Mental, Metodologia de Pesquisa e Estatística Aplicada à Psicologia.  Atualmente, é professor do curso de Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) na Unidade Imaculada da cidade de Varginha (MG).

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universidade Federal de São Carlos-SP

Psicóloga pela UEL, Mestre em Psicologia pela UFP, Doutora em Psicologia Experimental pela USP e Pós doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais na Universidade da Califórnia. Atualmente é pesquisadora nível IA do CNPq e Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE) e coordenadora de GT sobre Habilidades Sociais na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).Tem experiência em Relações Interpessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, educação escolar, formação de professores e desenvolvimento interpessoal/socioemocional. Publicou 163 artigos em periódicos especializados (tendo mais 10 no prelo), 439 trabalhos em anais de eventos, 72 capítulos de livros, 29 livros publicados (sendo 17 livros autorais, dos quais 05 manuais de testes e 12 como organizadora). Produziu softwares, vídeos e outros instrucionais. Orientou 22 dissertações de mestrado, 21 teses de doutorado, 06 pós-doutorado. Orientou também 62 projetos de iniciação científica e 27 monografias de conclusão de curso nas áreas de psicologia e educação.

Downloads

Publicado

08-11-2022

Como Citar

de Souza, I. F., Ferreira, B. C., Lima, D. C., & Pereira Del Prette, Z. A. (2022). Habilidades sociais educativas de professores de alunos público-alvo da educação especial. Interação Em Psicologia, 26(2). https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.76622

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa