O impacto da pandemia do COVID-19 na percepção de estresse e estressores em diferentes estágios do ciclo de vida.
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i2.76404Palavras-chave:
COVID-19, Estresse, Estressores, Saúde mental, Pandemia.Resumo
A pandemia da COVID-19 tem causado impactos psicológicos na população mundial, e seu consequente estresse pode levar a problemas de longo prazo. Este trabalho objetivou analisar o impacto da pandemia da COVID-19 na percepção de estresse e estressores na população do Estado de São Paulo – Brasil, quando comparada a um período anterior à pandemia, nas diferentes fases do ciclo vital. Realizou-se um estudo exploratório, com amostra não probabilística, por acessibilidade, dividida em período Antes da Pandemia (AP) e Pandemia (P). Foi aplicado o IPEEB – Inventário de Percepção de Estresse e Estressores e um questionário demográfico em duas etapas: AP e P. Participaram 1181 adultos (N = 854 AP e N = 327 P). A análise foi feita em grupos divididos por fases do ciclo vital. Os resultados se mostraram consistentes (alfa de Cronbach 0,93), e a percepção de estresse e estressores foi maior no período P em relação ao período AP, com diferenças significativas nos grupos divididos por fases do ciclo vital. Os dados sugerem que pessoas em diferentes estágios da vida reagem de maneiras distintas aos estressores durante a pandemia, exigindo diferentes ações de apoio psicossocial atual e futuro dependendo da faixa etária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.