Criatividade, aculturação e vivência internacional de crianças e adolescentes multiculturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i1.75964

Palavras-chave:

aculturação, criatividade, multiculturalismo, diversidade étnica

Resumo

A criatividade é um fenômeno multidimensional que envolve elementos individuais e ambientais. O ambiente cultural no qual o indivíduo se insere e a forma como ele se acultura podem influenciar seu desempenho criativo. Neste estudo foram investigadas criatividade, aculturação e vivência internacional de jovens multiculturais. Participaram 39 crianças e adolescentes, que já haviam vivido em pelo menos dois países, sendo 22 (56%) do gênero feminino e 17 (44%) masculino, com idade entre 6 e 15 anos (M= 11,07, DP= 2,56), além de seus responsáveis (23 mães, sete pais e nove casais). Empregou-se três instrumentos: Curta Escala de Aculturação, Teste de Criatividade Figural Infantil e questionário sobre a experiência em outras culturas. Os multiculturais obtiveram índice de criatividade superior à média, impulsionado pelos fatores de Emotividade e Aspectos Cognitivos. A maioria teve altos índices de aculturação e adotou estratégia aculturativa de integração. Foram mais criativos os participantes com altos índices de aculturação e que haviam regressado ao país de origem após a experiência no exterior. Crianças e adolescentes que haviam vivido em mais de quatro países tiveram melhor aculturação. A escola, a família, os relacionamentos sociais e o idioma foram os aspectos mais indicados como facilitadores na vivência internacional.

Biografia do Autor

Marina Porto-Ribeiro, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Distrito Federal

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (2009), especialização em Gestão de Pessoas e Coaching pelo Centro Universitário de Brasília (2012) e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC (2015). Mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (2017). Atuou como psicóloga no atendimento especializado ao aluno com características de Altas Habilidades/Superdotação da Secretaria da Educação do Distrito Federal. Atualmente dedica-se às atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, com ênfase em criatividade, multiculturalismo e altas habilidades na Universidad Católica del Uruguay.

Denise de Souza Fleith, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Distrito Federal

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1990), doutorado em Psicologia Educacional pela University of Connecticut (1999). Realizou pós-doutorado no National Academy for Gifted and Talented Youth (University of Warwick) (2005) e na Universidade do Minho (2014). Atualmente é professora titular do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Foi professora visitante na University of Connecticut, em 2009, e realizou estágio sênior na Universidade do Minho, em Portugal, nos anos de 2009 e 2012. Atuou como editora associada da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa no período de 2010 a 2012 e tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Psicologia na Universidade de Brasília entre 2003 e 2005. Membro do Executive Committee (2013-2015), Vice-presidente (Agosto 2015 a Fevereiro 2017) e Presidente (Fevereiro a Julho 2017) of the World Council for Gifted and Talented Children. Suas áreas de interesse são criatividade no contexto escolar, medidas de criatividade, processos de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de talentos e superdotação e psicologia escolar. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

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Publicado

09-06-2022

Como Citar

Porto-Ribeiro, M., & Fleith, D. de S. (2022). Criatividade, aculturação e vivência internacional de crianças e adolescentes multiculturais. Interação Em Psicologia, 26(1). https://doi.org/10.5380/riep.v26i1.75964

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa