Tecnologia da comunicação e mediação social: o papel da telefonia celular na amizade entre adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.7537Palavras-chave:
amizade, adolescência, telefonia celularResumo
A presente pesquisa investigou a percepção do papel da telefonia celular nas relações de amizades de adolescentes. Vinte adolescentes (dez do sexo masculino e dez do sexo feminino) com idades entre 14 e 17 anos participaram da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas e discutidos de acordo com a perspectiva de Robert Hinde. Com o uso do celular houve ampliação no tempo de contato, na quantidade de informações trocadas e na diversidade de situações em que torna-se possível comunicar-se com amigos, sendo o planejamento de atividades o uso mais freqüente do equipamento. O celular permitiu aumentar a rede de amigos e provocou mudanças nas relações já existentes. A satisfação com as amizades, a intimidade e a proximidade aumentaram, assim como as possibilidades de dar e receber apoio.
Palavras-chave: amizade; adolescência; telefonia celular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.