Uso do Método Delphi para validação de conteúdo e confiabilidade de uma escala sobre bullying e desengajamento moral
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i3.72091Palavras-chave:
adaptação, violência escolar, bullying, desenvolvimento moral, Teoria Social CognitivaResumo
Embora a associação entre as variáveis bullying escolar e desengajamento moral sejam amplamente exploradas, ainda não existem instrumentos de pesquisa validados para uso no contexto brasileiro nessa direção. Assim, esse estudo objetivou apresentar o Método Delphi e uma situação de sua aplicação no processo de adaptação e validação de uma escala sobre bullying e desengajamento moral. O painel de especialistas incluiu três enfermeiras, um psicólogo, uma médica, uma professora de biologia e uma professora de educação física. Todos os participantes eram Ph.D e investigavam questões relacionadas ao bullying a mais de 5 anos. A escala foi avaliada em quatro dimensões: objetividade, simplicidade, clareza e credibilidade. Os dados foram tabulados utilizando-se o programa Microsoft Excel e a estatística descritiva permitiu definir os índices de validade de conteúdo e fidedignidade. O índice de validade de conteúdo atingiu a pontuação máxima (100.0%) nas quatro dimensões avaliadas. A verificação de fidedignidade demonstrou desempenho médio de 94.0%. Após o uso do Método Delphi foi proposta uma versão final, em português, da escala sobre bullying e desengajamento moral. O ponto forte do estudo reside na apresentação e aplicação rigorosa do Método Delphi.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.