As repercussões do coming out nas famílias de jovens adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i1.71750

Palavras-chave:

coming out, família, homossexualidade, orientação sexual.

Resumo

O processo do coming out pode reverberar de modo diferente em cada núcleo familiar. O presente estudo teve por objetivo conhecer as percepções de mães, pais, irmãos(ãs) e dos(as) homossexuais acerca da repercussão do coming out na família de origem. Participaram 24 membros de oito diferentes núcleos familiares. Foram empregados roteiros de entrevista e Diagramas de Escolta. As famílias, com certa dificuldade e resistência, aceitaram ou ainda estão em processo de aceitação de seus(suas) filhos(as), sendo observada alta recusa dos pais em falar sobre o assunto. Todos os membros consideraram importante saber do coming out. Os irmãos representaram uma potente fonte de apoio aos homossexuais, contribuindo para a aceitação dos demais membros. Alguns movimentos de preconceitos velados puderam ser depreendidos, tornando lícita a afirmação de que a aceitação é um processo construído ao longo do tempo e das experiências em família.

Biografia do Autor

Geysa Cristina Marcelino Nascimento, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Psicologia e graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Aplicada à Gestão de Programas e Projetos de Aprendizagem pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Membro do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade. 

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP, na linha de pesquisa Promoção de Saúde Mental. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Psicólogo (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal/Bolsa USP/Santander). Realizou dois Pós-Doutorados na Universidade de São Paulo (2013-2015 e 2016-2017), na área de Tratamento e Prevenção Psicológica (ambos com Bolsa PDJ-CNPq). Especialista em Gestão da Educação: Supervisão Educacional e em Gestão da Educação: Administração Escolar. Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade, ligado à EERP-USP e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Entre 2011 e 2018 foi Líder do PROSA - Laboratório de Investigações sobre Práticas Dialógicas e Relacionamentos Interpessoais (UFTM-CNPq). Também é pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS-USP-CNPq), do Laboratório de Etnopsicologia (FFCLRP-USP-CNPq) e do Laboratório de Pesquisas Sociais em Saúde e Enfermagem (LASSEn-EERP-USP-CNPq). Coordenador do Centro de Psicologia da Saúde da EERP-USP, grupo de cultura e extensão que desenvolve ações de acolhimento estudantil. Coordenador do Programa de Tutoria da EERP-USP. Tutor da Liga Acadêmica de Acolhimento Estudantil da EERP-USP. Editor Chefe da Revista da SPAGESP (Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo) (Qualis CAPES Psicologia B1). Editor Associado da Paidéia (USP Ribeirão Preto) (Qualis CAPES Psicologia A1) e da Temas em Psicologia/Trends in Psychology (Qualis CAPES Psicologia A2). Membro do conselho editorial do The Journal of Happiness & Well-Being, da REFACS (Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social), da Revista de Psicologia da IMED e da Revista Vínculo. Em 2019 foi convidado para atuar como Editor Chefe do Número Especial da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (Qualis CAPES A1 na área de Psicologia). Atuou como docente no Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2010-2018) e junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma instituição (PPGP-UFTM) no período de 2015 a 2019. Na UFTM foi coordenador (2010-2012) e vice-coordenador (2012-2014) do Departamento de Psicologia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia (2015-2018). Atuou como orientador na Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família e na Especialização Estratégia Saúde da Família do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (NESCON-UFMG), em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do GT Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). Atua nas áreas de Psicologia da Saúde e Psicologia do Desenvolvimento, sendo que seus principais interesses de pesquisa envolvem as seguintes temáticas: (a) Família: conjugalidade, parentalidade e processos de adoção; (b) Pesquisas e intervenções etnopsicológicas em saúde, com destaque para a dimensão da religiosidade/espiritualidade em religiões de matriz africana; (c) Acolhimento estudantil na Universidade: condições emocionais e intervenções com universitários; (d) Diálogos entre literatura brasileira e Psicologia, com destaque para os estudos sobre Clarice Lispector. E-maill: fabio.scorsolini@usp.br 

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Publicado

09-06-2022

Como Citar

Nascimento, G. C. M., & Scorsolini-Comin, F. (2022). As repercussões do coming out nas famílias de jovens adultos. Interação Em Psicologia, 26(1). https://doi.org/10.5380/riep.v26i1.71750

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa