Urgências e Emergências no cuidado: narrativas de médicos residentes
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.71235Palabras clave:
residência médica, urgência, emergência, contexto hospitalar, formação médica.Resumen
O artigo retrata uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir de narrativas de médicos residentes cujas práticas profissionais ocorrem em contextos de urgência e emergência hospitalar. Tendo em vista as demandas e as exigências que constituem o processo formativo de um médico residente, bem como as especificidades inerentes ao exercício laboral nesse contexto, buscou-se identificar, compreender e problematizar os elementos presentes nessa singular experiência laboral. Participaram do estudo oito médicos residentes de diferentes instituições hospitalares do Sul do Brasil. Os achados do estudo foram trabalhados com o método de Análise Interpretativa proposto por Frederic Erickson e promoveram a formulação de três Asserções: Residência Médica: singulares trajetórias na busca pela excelência na formação; Exigências vs ‘Sobrecarga’: reflexões sobre os impasses da Residência Médica; e Desafios na construção da identidade médica: entre a necessária afetação e o risco da indiferença. Constatou-se que a busca pela residência médica orienta-se pela meta de alcançar a excelência do desempenho profissional, mas também contempla singulares demandas e exigências que podem tomar contornos de excesso provocando inegáveis e danosos efeitos à subjetividade do profissional médico.
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