Validade Convergente entre Processos Cognitivos do Zulliger com Idade e Escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i3.69476Palavras-chave:
validade do teste, técnicas projetivas, traços de personalidade, organizaçõesResumo
Este estudo buscou evidências de validade convergente entre indicadores do processamento cognitivo do teste de Zulliger com a idade e a escolaridade. Participaram 64 adultos não pacientes, entre 18 e 59 anos de idade (M = 30,14, DP = 10,33), prestadores de serviços comerciais. Utilizaram-se como instrumentos um questionário sociodemográfico e o teste de Zulliger no Sistema Compreensivo. Na comparação com a amostra normativa brasileira, houve aumento significativo nas variáveis do Zulliger que indicam capacidade de análise e síntese (DQ+, W, XA%), e rebaixamento significativo de indicadores que mostram percepção inadequada da realidade (X-%). A associação do Zulliger com as variáveis externas, a correlação significativa (W:M) mostrou tendência à produtividade aquém das capacidades, em adultos mais jovens. A escolaridade demonstrou associação significativa com criatividade e tomada de decisões (M, Ma:Mp). A convergência do Zulliger com idade e escolaridade potencializam o uso do instrumento e enriquece a compreensão de aspectos cognitivos de adultos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.