Open Journal Systems

Estabelecendo recombinação generalizada de relações substantivo-verbo por meio de treino em matriz para crianças com Transtorno do Espectro Autista

Malena Russelakis Carneiro Costa, Mariane Sarmento Silva Guimarães, Sara Ingrid Cruz Keuffer, Álvaro Júnior Melo e Silva, Romariz Silva Barros, Carlos Barbosa Alves de Souza

Resumo


O treino em matriz é um procedimento de ensino que implica na organização dos componentes do repertório a ser ensinado em dois eixos. Ele tem sido utilizado para favorecer a recombinação generalizada de repertórios verbais. No entanto, ainda que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentem geralmente dificuldades na linguagem, verifica-se que poucos estudos investigaram os efeitos do treino em matriz para o estabelecimento de repertórios verbais nessa população. O presente estudo avaliou, a partir de um delineamento de linha de base múltipla entre participantes, o efeito do treino em matriz na indução de recombinação generalizada de relações substantivo-verbo, em português, para duas crianças com TEA. As relações substantivo-verbo de nove figuras foram organizadas em uma matriz 3x3, sendo ensinadas diretamente três relações e testadas as outras seis. Outras nove relações substantivo-verbo foram organizadas em uma segunda matriz 3x3, sendo todas apenas testadas. O procedimento foi eficaz no estabelecimento das relações substantivo-verbo para um dos participantes e ocasionou aumento na emissão de respostas corretas das relações para o outro. Discutem-se a ampliação da validade externa do efeito do treino em matriz para crianças com TEA, questões relativas ao
estabelecimento de controle de estímulos e quadros autoclíticos nesse procedimento de ensino.

Palavras-chave


ensino em matriz; tato; recombinação generalizada; autismo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/riep.v25i1.69083