Estresse e satisfação de pais com o atendimento em unidade de terapia intensiva neonatal
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v24i2.68643Palavras-chave:
Unidades de Terapia Intensiva, Estresse, Satisfação, Período perinatalResumo
Introdução. O estresse dos pais devido a internação de um filho em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) pode ter consequências físicas e emocionais importantes nos cuidadores. Objetivos. Analisar as relações entre o estresse dos pais e seus níveis de satisfação com o atendimento. Método. A amostra foi composta por 32 pais que tiveram seus filhos internados em UTIN. Os cuidadores preencheram um questionário sociodemográfico além dos instrumentos PSS: NICU e EMPATHIC-N. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva e inferencial. Resultados. Observou-se um estresse moderado a partir do instrumento PSS:NICU, especialmente nos domínios “Alteração no papel de pai/mãe” e “Número total de experiências” (p < 0,05). Também se detectou correlação positiva entre a idade dos pais e o nível geral de estresse (r = 0,34, p < 0,05). A satisfação dos pais apresentou níveis elevados em todos os domínios. Conclusão. Os dados indicaram que quanto maior a satisfação na avaliação das equipes, menor o estresse dos pais no ambiente da UTIN.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
