Intervenções Psicológicas em Contexto Prisional: Revisão Sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.67648

Palabras clave:

intervenção psicológica, tratamento psicológico, sistema prisional.

Resumen

Intervenções psicológicas em contexto prisional fazem parte do sistema de garantia de direitos. A partir de uma revisão sistemática da literatura, buscou-se mapear as publicações sobre intervenções psicológicas no contexto prisional, em nível mundial. Seguindo as recomendações do PRISMA, em busca nas bases do EBSCOhost e no Portal de Periódicos CAPES, com os descritores “psychological treatment” OR “psychological intervention” AND prison*, foram localizados 24 artigos, nenhum nacional. Os artigos versam sobre intervenções breves, em grupo e com foco na diminuição de reincidência (especialmente, crimes sexuais e violência de gênero), na diminuição de sintomas de ansiedade e depressão e de uso de substâncias. Reflete-se sobre como estas experiências podem auxiliar no desenvolvimento de práticas no sistema prisional brasileiro, considerando as especificidades e vulnerabilidades do contexto e a importância delas para promoção e prevenção em saúde.

Biografía del autor/a

Kamêni Iung Rolim, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul

Psicóloga (FACCAT), MBA em Comportamento Humano nas Organizações (FACCAT), Mestre em Psicologia Clínica (UNISINOS, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul -FAPERGS) e Doutoranda em Psicologia Clínica (UNISINOS, com bolsa CNPQ). Colaboradora do Núcleo de Estudos de Família e Violência - NEFAV. Técnica Superior Penitenciária na SUSEPE e docente na Escola de Serviços Penitenciários. Desenvolveu atividades no CRAS e no CREAS de Igrejinha/RS e Assessoria na área de Gestão de Pessoas junto à Trust Cargas Nacionais e Internacionais. Foi Auxiliar na Coordenação do Curso de Psicologia da FACCAT, no Comitê de Ética em Pesquisa e no Comitê de Pesquisa da mesma Instituição. Desenvolve práticas de atendimento e acompanhamento psicossocial junto a pessoas em situação de vulnerabilidade. São temas de interesse: Violência, Família e Conjugalidade, Teoria e Terapia Sistêmica e Psicologia Social e Comunitária.

Eduarda Lima de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul

Graduanda em psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista de iniciação científica UNIBIC pelo Núcleo de Estudo de Família e Violência (NEFAV), vinculado ao programa de pós graduação da UNISINOS. Realizou estágio básico em psicologia no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e estágio profissional no Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS). Atualmente é monitora da disciplina de avaliação psicológica.

Letícia Ferraz Neis, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É bolsista PIBIC/CNPq do grupo NEFAV (Núcleo de Estudos de Família e Violência) coordenado pela Profª Dra. Denise Falcke.

Denise Falcke, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), especialização em Terapia de Casal e Família pelo Instituto de Terapias Integradas (ITI), mestrado em Psicologia Clínica (1998) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Foi professora e coordenadora do Curso de Psicologia da FACCAT - Faculdades de Taquara, no período de 2003 a 2008. Atualmente, é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), tendo sido coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia no período de agosto de 2009 a julho de 2012 e coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Psicologia no período de agosto de 2012 a dezembro de 2015. Atuou no Comitê de Ética em Pesquisa da Unisinos durante três anos (2010-2013). Foi membro da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Univerisdade entre setembro de 2015 e agosto de 2017. É bolsista de produtividade do CNPq, coordena o Núcleo de Estudos de Família e Violência (NEFAV) e é editora associada da Revista Contextos Clínicos. Tem experiência na área de Terapia de Casal e Família, investigando principalmente os seguintes temas: casal; família, violência conjugal e familiar, transgeracionalidade e intervenções clínicas com casais e famílias.

Publicado

2021-04-27

Cómo citar

Iung Rolim, K., Lima de Oliveira, E., Ferraz Neis, L., & Falcke, D. (2021). Intervenções Psicológicas em Contexto Prisional: Revisão Sistemática. Interação Em Psicologia, 25(1). https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.67648

Número

Sección

Revisões Sistemáticas da Literatura