Produção e compreensão do texto escrito: um estudo junto a surdos universitários.

Autores/as

  • Maria Helena Fávero Universidade de Brasília
  • Meireluce Leite Pimenta Universidade de Brasília
  • Márcia Rangel Pacifici Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v11i1.6572

Palabras clave:

compreensão textual, produção escrita, processamento visual, surdo

Resumen

Em Fávero e Pimenta (2006), apontou-se que a dificuldade dos surdos na compreensão de problemas escritos de matemática relaciona-se ao uso inadequado da LIBRAS pelos profissionais da instituição escolar, como instrumento para a organização de significados semióticos e aquisição de conhecimentos. Com o intuito de estudar o significado das irregularidades apontadas na literatura a respeito da produção escrita dos surdos, analisamos a produção de 6 surdos escolarizados, 5 universitários e 1 secundarista, entre 17 e 29 anos, 4 do sexo masculino e 2 do feminino, em resposta a um protocolo sobre a sua compreensão de um texto jornalístico e sobre sua concepção a respeito de suas competências e dificuldades no que diz respeito à produção e compreensão textual. Evidenciou-se que: os participantes desvalorizam suas próprias competências de produção e compreensão textual; apresentam uma adequada compreensão do texto; utilizam o processamento visual na escrita. Reitera-se a defesa da língua de sinais como língua materna dos surdos e a necessidade de se considerar o processamento visual e o desenvolvimento da consciência sintática e morfossintática, na aquisição da segunda língua. Para tanto, defende-se a importância da pesquisa, tendo por método de investigação, o próprio procedimento de intervenção psicopedagógica, o que significa considerar a atividade mediada.

Palavras-chave: compreensão textual; produção escrita; processamento visual; surdo.

 

Biografía del autor/a

Maria Helena Fávero, Universidade de Brasília

Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Meireluce Leite Pimenta, Universidade de Brasília

Professora da Secretaria do Estado de Educação, Brasília, DF; Pedagoga. Mestre em Psicologia e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Márcia Rangel Pacifici, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora da Secretaria do Estado de Educação, Brasília, DF; Mestre em Lingüística pela Universidade de Brasília.

Publicado

2007-11-30

Cómo citar

Fávero, M. H., Pimenta, M. L., & Pacifici, M. R. (2007). Produção e compreensão do texto escrito: um estudo junto a surdos universitários. Interação Em Psicologia, 11(1). https://doi.org/10.5380/psi.v11i1.6572

Número

Sección

Artigos