Produção e compreensão do texto escrito: um estudo junto a surdos universitários.
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v11i1.6572Palabras clave:
compreensão textual, produção escrita, processamento visual, surdoResumen
Em Fávero e Pimenta (2006), apontou-se que a dificuldade dos surdos na compreensão de problemas escritos de matemática relaciona-se ao uso inadequado da LIBRAS pelos profissionais da instituição escolar, como instrumento para a organização de significados semióticos e aquisição de conhecimentos. Com o intuito de estudar o significado das irregularidades apontadas na literatura a respeito da produção escrita dos surdos, analisamos a produção de 6 surdos escolarizados, 5 universitários e 1 secundarista, entre 17 e 29 anos, 4 do sexo masculino e 2 do feminino, em resposta a um protocolo sobre a sua compreensão de um texto jornalístico e sobre sua concepção a respeito de suas competências e dificuldades no que diz respeito à produção e compreensão textual. Evidenciou-se que: os participantes desvalorizam suas próprias competências de produção e compreensão textual; apresentam uma adequada compreensão do texto; utilizam o processamento visual na escrita. Reitera-se a defesa da língua de sinais como língua materna dos surdos e a necessidade de se considerar o processamento visual e o desenvolvimento da consciência sintática e morfossintática, na aquisição da segunda língua. Para tanto, defende-se a importância da pesquisa, tendo por método de investigação, o próprio procedimento de intervenção psicopedagógica, o que significa considerar a atividade mediada.
Palavras-chave: compreensão textual; produção escrita; processamento visual; surdo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
