Motivos de evasão na pós-graduação no Brasil: um instrumento de medida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v24i1.62231

Palavras-chave:

evasão, pós-graduação, pesquisa

Resumo

A quantidade de pessoas que iniciam e que concluem as pós-graduações é discrepante, mesmo considerando-se a duração deles. O objetivo foi adaptar a Escala de Motivos de Evasão do Ensino Superior (M-ES) para a Pós-Graduação. Foram realizados dois estudos, no primeiro os itens foram avaliados por juízes e novos foram criados em função do contexto. No segundo, participaram 639 pessoas, entre 21 e 62 anos, a maioria cursando a pós-graduação (75%). A versão de 7 fatores foi a que apresentou os melhores índices de ajuste e foi composta por motivos interpessoais, relacionados à carreira, falta de suporte, desempenho acadêmico, produção científica, reconhecimento acadêmico e institucionais. Os alfas dos fatores variaram de 0,61 a 0,97. A ciência é fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação e é necessário garantir que as pessoas envolvidas em pesquisas tenham condições adequadas para concluírem seus cursos e contribuam com esse desenvolvimento.

Biografia do Autor

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Universidade São Francisco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco. Doutor em Psicologia (Ênfase em Avaliação Psicológica).

Ariela Raissa Lima Costa, Universidade São Francisco

Mestre e Doutoranda em Psicologia (Ênfase em Avaliação Psicológica).

Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno, Universidade São Francisco

Mestre e Doutoranda em Psicologia (Ênfase em Avaliação Psicológica).

Camila Cardoso Camilo, Universidade São Francisco

Mestre e Doutoranda em Psicologia (Ênfase em Avaliação Psicológica).

Samanta Romanin Zuchetto, Universidade São Francisco

Mestre e Doutoranda em Psicologia (Ênfase em Avaliação Psicológica).

Downloads

Publicado

30-04-2020

Como Citar

Ambiel, R. A. M., Lima Costa, A. R., Jesuíno, A. D. S. A., Camilo, C. C., & Zuchetto, S. R. (2020). Motivos de evasão na pós-graduação no Brasil: um instrumento de medida. Interação Em Psicologia, 24(1). https://doi.org/10.5380/psi.v24i1.62231

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa