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Motivos de evasão na pós-graduação no Brasil: um instrumento de medida

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Ariela Raissa Lima Costa, Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno, Camila Cardoso Camilo, Samanta Romanin Zuchetto

Resumo


A quantidade de pessoas que iniciam e que concluem as pós-graduações é discrepante, mesmo considerando-se a duração deles. O objetivo foi adaptar a Escala de Motivos de Evasão do Ensino Superior (M-ES) para a Pós-Graduação. Foram realizados dois estudos, no primeiro os itens foram avaliados por juízes e novos foram criados em função do contexto. No segundo, participaram 639 pessoas, entre 21 e 62 anos, a maioria cursando a pós-graduação (75%). A versão de 7 fatores foi a que apresentou os melhores índices de ajuste e foi composta por motivos interpessoais, relacionados à carreira, falta de suporte, desempenho acadêmico, produção científica, reconhecimento acadêmico e institucionais. Os alfas dos fatores variaram de 0,61 a 0,97. A ciência é fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação e é necessário garantir que as pessoas envolvidas em pesquisas tenham condições adequadas para concluírem seus cursos e contribuam com esse desenvolvimento.

Palavras-chave


evasão; pós-graduação; pesquisa

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v24i1.62231