O manejo da urgência subjetiva na universidade: construindo estratégias de cuidado à saúde mental dos estudantes

Autores/as

  • Nuria Malajovich Muñoz Professora adjunta do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Andrea Vilanova Psicóloga do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Deborah Tenembaum Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Leonardo Bastos Velasco Psicólogo da Superintendência de Políticas Gerais Estudantis da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.58547

Palabras clave:

universidade, estudantes, atenção em saúde mental, psicanálise, urgência subjetiva.

Resumen

O presente estudo alia pesquisa e clínica e descreve a abordagem da urgência subjetiva em um Programa de atenção em saúde mental para estudantes do ensino superior. A partir de pressupostos estabelecidos com base nos princípios da psicanálise, desenvolvem-se estratégias de intervenção frente a situações de crise e urgência suscitadas pela experiência de sofrimento psíquico em jovens universitários. A subjetivação da urgência possibilita a sua transformação, mas envolve um tempo de decantação, trabalho que visa traduzir aquilo que se colocou como sem palavras e fez o sofrimento se precipitar. A intervenção de uma escuta pode funcionar como um operador temporal, produzindo uma escansão necessária entre o presente e o urgente. A aposta em espaços de reflexão abertos à contingência constitui uma direção que se orienta pela problematização de estereótipos e de respostas prontas às exigências dos padrões acadêmicos, além de possibilitar a construção de soluções que levem em consideração o laço social inaugurado pela psicanálise como saída possível para as situações de crise, invariavelmente vividas como desamparo.

Biografía del autor/a

Nuria Malajovich Muñoz, Professora adjunta do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Teoria Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do rio de Janeiro. Professora Ajunta do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Atenção em Saúde Mental para Estudantes do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Andrea Vilanova, Psicóloga do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Vice-Coordenadora e Supervisora Clínica do Ambulatório Geral e Coordenadora Clínica do Programa de Atenção em Saúde Mental para Estudantes do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Deborah Tenembaum, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Pesquisadora do Programa de Atenção em Saúde Mental para Estudantes do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leonardo Bastos Velasco, Psicólogo da Superintendência de Políticas Gerais Estudantis da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-graduação em  Psicanálise da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Psicólogo da Superintendência de Políticas Gerais Estudantis e pesquisador do Programa de Atenção em Saúde Mental dos Estudantes do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2019-08-11

Cómo citar

Malajovich Muñoz, N., Vilanova, A., Tenembaum, D., & Bastos Velasco, L. (2019). O manejo da urgência subjetiva na universidade: construindo estratégias de cuidado à saúde mental dos estudantes. Interação Em Psicologia, 23(2). https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.58547

Número

Sección

Relatos de Pesquisa