Efeitos do Estresse Crônico Moderado sobre o Desempenho de Ratos Wistar em Tarefas de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.58030Palavras-chave:
estresse crônico moderado, discriminação visual, labirinto aquático, ratos, aprendizagemResumo
As pesquisas sobre o efeito do estresse sobre a aprendizagem de não humanos apresentam resultados contraditórios. Este estudo investigou os efeitos de um modelo de estresse crônico moderado (CMS) sobre o desempenho de ratos em duas tarefas de aprendizagem: uma discriminação visual simultânea e uma aprendizagem espacial em labirinto aquático. Dez ratos Wistar machos foram divididos em grupo experimental (GE, exposto ao CMS) e grupo controle (GC). Após exposição do GE ao CMS (três semanas), ambos os grupos passaram por uma tarefa de discriminação visual e pela tarefa de aprendizagem espacial no labirinto aquático de Morris (MWM), além de testes de preferência por solução de sacarose. O CMS pode ter reduzido o ganho de peso e dificultado a aprendizagem de discriminação visual do GE, sem alterações na preferência por sacarose e no MWM. De acordo com os resultados do presente estudo e da literatura em geral, os efeitos do CMS sobre a aprendizagem podem depender de sua duração e da complexidade da tarefa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.