Efeitos do Estresse Crônico Moderado sobre o Desempenho de Ratos Wistar em Tarefas de Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.58030

Palavras-chave:

estresse crônico moderado, discriminação visual, labirinto aquático, ratos, aprendizagem

Resumo

As pesquisas sobre o efeito do estresse sobre a aprendizagem de não humanos apresentam resultados contraditórios. Este estudo investigou os efeitos de um modelo de estresse crônico moderado (CMS) sobre o desempenho de ratos em duas tarefas de aprendizagem: uma discriminação visual simultânea e uma aprendizagem espacial em labirinto aquático. Dez ratos Wistar machos foram divididos em grupo experimental (GE, exposto ao CMS) e grupo controle (GC). Após exposição do GE ao CMS (três semanas), ambos os grupos passaram por uma tarefa de discriminação visual e pela tarefa de aprendizagem espacial no labirinto aquático de Morris (MWM), além de testes de preferência por solução de sacarose. O CMS pode ter reduzido o ganho de peso e dificultado a aprendizagem de discriminação visual do GE, sem alterações na preferência por sacarose e no MWM. De acordo com os resultados do presente estudo e da literatura em geral, os efeitos do CMS sobre a aprendizagem podem depender de sua duração e da complexidade da tarefa.

Biografia do Autor

Vítor Pansarim, Universidade de São Paulo

Graduando em Psicologia na FFCLRP - USP.

Andréia Schmidt, Universidade de São Paulo

Mestre em Educação Especial (UFSCar) e doutora em Psicologia Experimental (USP). Atualmente é docente do Departamento de Psicologia da FFCLRP - USP.

Downloads

Publicado

11-08-2019

Como Citar

Pansarim, V., & Schmidt, A. (2019). Efeitos do Estresse Crônico Moderado sobre o Desempenho de Ratos Wistar em Tarefas de Aprendizagem. Interação Em Psicologia, 23(2). https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.58030

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa