Capacitação de profissionais para intervenção em comportamentos aberrantes: Elaboração de material didático e validação social

Autores

  • Thaís Yazawa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Sílvia Aparecida Fornazari Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v23i3.57359

Palavras-chave:

comportamentos aberrantes, material didático, análise do comportamento

Resumo

Pessoas com deficiência intelectual severa, muitas vezes continuam a margem dos serviços de atendimento especializado, apesar das políticas de inclusão escolar e social para essas pessoas.  Esses indivíduos podem apresentar comportamentos aberrantes, um conjunto de comportamentos mal adaptativos que podem ser fonte de estigmatização dessas pessoas, dificultando a inclusão e o acesso ao tratamento especializado. O presente artigo versa sobre a elaboração e validação social de um material didático sobre princípios básicos da Análise do Comportamento, Análise funcional, e os procedimentos de Reforçamento diferencial de comportamentos alternativos e Reforçamento diferencial de comportamento incompatível, que podem ser utilizados para diminuir a emissão dos comportamentos aberrantes e aumentar a frequência de comportamentos adequados, aumentando o repertório comportamental das pessoas com deficiência intelectual severa. O material didático foi entregue aos 11 profissionais da saúde participantes, que realizaram as atividades propostas pelo mesmo. Foi aplicado nos participantes o Therapy Attitude Inventory (TAI) adaptado para realizar uma validação social do material desenvolvido, com relatos positivos sobre a necessidade de haver um material como esse para os profissionais compreenderem os comportamentos aberrantes. Tais resultados também puderam ser demonstrados na correlação do TAI e na entrevista final.

Biografia do Autor

Thaís Yazawa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora na FAEF

Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na UNESP - Bauru

Sílvia Aparecida Fornazari, Universidade Estadual de Londrina

Professora adjunta na Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

14-12-2019

Como Citar

Yazawa, T., & Fornazari, S. A. (2019). Capacitação de profissionais para intervenção em comportamentos aberrantes: Elaboração de material didático e validação social. Interação Em Psicologia, 23(3). https://doi.org/10.5380/psi.v23i3.57359

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa