Capacitação de profissionais para intervenção em comportamentos aberrantes: Elaboração de material didático e validação social
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v23i3.57359Palavras-chave:
comportamentos aberrantes, material didático, análise do comportamentoResumo
Pessoas com deficiência intelectual severa, muitas vezes continuam a margem dos serviços de atendimento especializado, apesar das políticas de inclusão escolar e social para essas pessoas. Esses indivíduos podem apresentar comportamentos aberrantes, um conjunto de comportamentos mal adaptativos que podem ser fonte de estigmatização dessas pessoas, dificultando a inclusão e o acesso ao tratamento especializado. O presente artigo versa sobre a elaboração e validação social de um material didático sobre princípios básicos da Análise do Comportamento, Análise funcional, e os procedimentos de Reforçamento diferencial de comportamentos alternativos e Reforçamento diferencial de comportamento incompatível, que podem ser utilizados para diminuir a emissão dos comportamentos aberrantes e aumentar a frequência de comportamentos adequados, aumentando o repertório comportamental das pessoas com deficiência intelectual severa. O material didático foi entregue aos 11 profissionais da saúde participantes, que realizaram as atividades propostas pelo mesmo. Foi aplicado nos participantes o Therapy Attitude Inventory (TAI) adaptado para realizar uma validação social do material desenvolvido, com relatos positivos sobre a necessidade de haver um material como esse para os profissionais compreenderem os comportamentos aberrantes. Tais resultados também puderam ser demonstrados na correlação do TAI e na entrevista final.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.