Avaliação de Resultados de Psicoterapia Psicodinâmica Breve em Contextos Institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.56959

Palavras-chave:

(Psicoterapia, Psicoterapia Breve, Avaliação de Resultado de Intervenções Terapêuticas).

Resumo

Esse estudo de casos múltiplos investigou a efetividade da psicoterapia psicodinâmica breve (PPB) e o processo de mudança intra e interpessoal de pacientes atendidos em uma empresa. Participaram do estudo 03 funcionários com queixas psicológicas diversas. A coleta dos dados incluiu medidas de auto relato para a avaliação da mudança da psicoterapia (OQ-45 - Outcome Questionnaire), sintomas psicopatológicos (BSI - Brief Symptom Inventory), mecanismos de defesa (DSQ- 40-Defensive Style Questionnaire) e empatia (EMRI-Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal), aplicadas na 1ª, 6ª e na 12ª sessão (término do tratamento). Em todos os casos foi constatado abrandamento sintomatológico e melhora nos relacionamentos interpessoais e em dois casos as mudanças sintomáticas foram clinicamente significativas e confiáveis. O estudo sugere que a PPB pode promover mudanças significativas na saúde mental dos trabalhadores e que as intervenções mais efetivas são aquelas que incidem sobre crises. Estudos em maior escala são necessários para generalizar os achados.

Biografia do Autor

Patricia Dotta, Mestranda em Psicologia Clínica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Psicóloga (UNISINOS), Mestranda em Psicologia - Área de concentração: Psicologia Clínica (UNISINOS). Faz parte do grupo de pesquisa LAEPI- Laboratório de Estudos em Psicoterapia e Psicopatologia. Atualmente é Psicóloga Clínica em consultório particular. Realiza grupos de saúde mental para escolares do município de Carlos Barbosa. É Professora da Escola de Educação Profissional São Pelegrino (ESP), na qual, ministra disciplinas voltadas à Psicologia das Relações Humanas. Exerce o cargo de Coordenadora na Comissão Científica da Associação de Psicólogos de Carlos Barbosa e Garibaldi - SERPSI. Como também, representa a classe Psicólogo no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Garibaldi e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM) Carlos Barbosa.

Fernanda Barcellos Serralta, Professora do PPG de Psicologia Clínica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É Especialista em Psicologia Clínica (CFP) e psicoterapeuta formada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde é professor permanente do PPG em Psicologia. É coordenadora do LAEPSI - PPG UNISINOS (Laboratório de Estudos em Psicoterapia e Psicopatologia), onde desenvolve e orienta estudos estudos sobre processos de mudança em psicoterapia psicanalítica, instrumentos e métodos de pesquisa em psicoterapia e transtornos da personalidade, entre outros. É presidente eleita do Capítulo Latino-Americano da Society for Psychotherapy Research (SPR).

Downloads

Publicado

11-08-2019

Como Citar

Dotta, P., & Serralta, F. B. (2019). Avaliação de Resultados de Psicoterapia Psicodinâmica Breve em Contextos Institucionais. Interação Em Psicologia, 23(2). https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.56959

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa