A reinvenção de si no mundo da rua: Trajetos e narrativas de quem nela vive

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v22i3.56093

Palavras-chave:

pessoas em situação de rua, etnografia, narrativa

Resumo

O artigo descreve e analisa modos de vida de pessoas que vivem nas ruas, tomando como referência etnográfica duas histórias registradas em Fortaleza e Lisboa, das quais nos aproximamos fazendo uso da observação participante e da observação itinerante. As narrativas sobre a vida no mundo da rua apontam a multiplicidade, a diversidade e a provisoriedade como marcas sobre as quais se assentam a vida de nômades urbanos contemporâneos. As muitas maneiras de viver o cotidiano, observadas neste estudo, apontam a reinvenção de si e do mundo da rua através da criação de novos territórios materiais e existenciais. Reinvenção que ultrapassa a fronteira exclusiva da carência e imagem da vitimização ou da culpabilização como polos em torno dos quais se assentam as representações sobre pessoas em situação de rua e sem abrigo, nas duas cidades pesquisadas.

Biografia do Autor

Maria Teresa Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professoa Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Doutora em Sociologia.

Area: Psicologia Social/Institucional

Temas de interesse: estudos sobre cidades, cotidiano, política, produção de subjetividade, movimentos sociais.

Irlys Alencar Firmo Barreira, Universidade Federal do Ceará

Professoa Titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. Doutora em Sociologia.

Area: Sociologia Urbana

Temas de interesse: estudos sobre cidades,  política, subjetividade, cultura.

Downloads

Publicado

01-12-2018

Como Citar

Nobre, M. T., & Barreira, I. A. F. (2018). A reinvenção de si no mundo da rua: Trajetos e narrativas de quem nela vive. Interação Em Psicologia, 22(3). https://doi.org/10.5380/psi.v22i3.56093

Edição

Seção

Seção especial