Habilidades Sociais e Violência Contra a Mulher por Parceiro Íntimo: Um estudo teórico
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v23i1.53789Palavras-chave:
violência contra mulher, violência por parceiro íntimo, habilidades sociais conjugais, habilidades sociais, relacionamento conjugal.Resumo
A permanência da mulher em uma relação violenta está relacionada a uma série de prejuízos físicos e psicológicos. Muitos dados sobre a ocorrência desse fenômeno ainda se encontram ocultos, o que dificulta a compreensão das dimensões dos danos que são causados aos envolvidos na situação. Os possíveis déficits em habilidades sociais (HS) da mulher em denunciar os comportamentos abusivos ou mesmo findar relacionamentos que persistem com agressões, podem dificultar o mapeamento desse tipo de relação. Este estudo tem por objetivo propor uma interface teórica entre a bibliografia sobre violência contra a mulher por parceiro íntimo e HS. Considera-se que o uso de HS se contrapõe aos comportamentos agressivos na relação, facilitam o uso de estratégias de resolução de conflitos, auxiliam no manejo da raiva e favorecem relacionamentos satisfatórios e competentes socialmente. Contudo, a permanência da mulher na relação violenta indica desequilíbrio nas dimensões da competência social. Assim, o treinamento em HS constitui-se como ferramenta para promoção e prevenção da saúde das mulheres e as habilidades podem ser aprendidas para auxiliar a mulher na tomada de decisões quanto ao relacionamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.