Autoconsciência e conversa interna de adultos obesos à espera de cirurgia bariátrica: um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v22i1.53007Palabras clave:
conversa interna, autoconsciência, obesidade, cirurgia bariátricaResumen
O acompanhamento psicológico do obeso candidato à cirurgia bariátrica envolve uma avaliação da condição emocional deste paciente, especialmente com relação ao enfrentamento da ansiedade, pois ela terá impacto em sua recuperação e tratamento. Considerando que ansiedade possui relação com autoconsciência, o objetivo desse estudo foi descrever as características do processo reflexivo de obesos candidatos à cirurgia bariátrica, a partir de sua conversa interna. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, conforme os critérios da fenomenologia-semiótica. Participaram 10 obesos candidatos à cirurgia bariátrica com média de idade de 40,3 anos, que responderam ao Protocolo de eliciamento de verbalização da conversa interna. Os resultados revelaram 12 temáticas da conversa interna: “Olhar-se no espelho”, “Aceitação”, “Ser diferente”, “Vergonha”, “Não sou o patinho feio”, “Discriminação”, “Crescimento pela dor”, “Limitações e superação”, “Mudança e resistência”, “Pensar mais nos outros do que em si”, “Opinião de terceiros”, “Conceito de beleza”. A discussão dos resultados pontua a importância que a posição do Outro adquire na conversa interna dos adultos obesos candidatos à cirurgia bariátrica, associada a uma perspectiva da própria posição como um lugar de diferença, e enfatiza o papel da conversa interna na autoconsciência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
