Efeitos de uma intervenção analítico-comportamental e do treino de relaxamento em mulheres com Fibromialgia e má qualidade do sono: Um estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v22i1.52501Palavras-chave:
técnicas psicoterapêuticas, terapia de relaxamento, fibromialgia, qualidade do sono.Resumo
Este estudo avaliou o efeito de uma intervenção analítico-comportamental para dor, sono e treino de relaxamento (GT, n=6), comparado a grupos submetido ao treino de relaxamento isolado (GR, n=3) e grupo controle sem intervenção (GC, n=3). As participantes foram mulheres (idade média 53,5 anos) com diagnóstico médico de Fibromialgia (FM) e queixa de má qualidade do sono. Instrumentos de autorrelato para avaliação da experiência global de dor, incapacidade relacionada à dor, qualidade do sono, ansiedade, depressão, e estresse, juntamente com a avaliação do cortisol ao despertar (Cortisol Awakening Response - CAR), foram aplicados antes e após oito sessões, e na avaliação de Follow-Up (30 dias). As participantes responderam a um questionário de satisfação ao final da intervenção. Os dados mostraram que o GT obteve mudança positiva (pre<pós) nos indicadores de incapacidade relacionada à dor e ansiedade, e o GR na avaliação da experiência global de dor, com manutenção dos efeitos apenas no GT. O GR apresentou mudanças negativas (pré>pós) na resposta do cortisol e de autorrelato do estresse e o GC na incapacidade relacionada à dor. Ao final do estudo, as participantes dos grupos GT e GR relataram estarem satisfeitas quanto ao atendimento recebido e perceberam melhora sobre os indicadores de saúde avaliados. Os resultados foram discutidos em termos de implicações para pesquisas futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
