Procedimento de intervenção aplicado a cuidadores e pacientes relacionado à comunicação em consultas de acompanhamento em câncer infantil
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v22i3.50913Palabras clave:
câncer em crianças, relação médico-paciente, pediatria, intervenção psicoterapêuticaResumen
Constitui como objetivo deste trabalho analisar um procedimento de intervenção, aplicado a cuidadores e pacientes, , relacionado à comunicação em consultas de acompanhamento em câncer infantil. Participaram do estudo 15 díades criança-cuidador, que foram individualmente entrevistadas antes de consultas para tratamento de câncer infantil. Nessa entrevista, denominada pré-consulta, cada díade listava dúvidas, dificuldades, demandas e assuntos para serem discutidos na consulta subsequente. Esses temas eram registrados em um protocolo de pré-consulta, o qual anexado ao prontuário da criança, para servir como lembrete ao médico na consulta em seguida. Os resultados mostraram quantidades variadas de itens listados ao longo do procedimento, dado possivelmente relacionado a demandas distintas em função de diferentes etapas do tratamento. Os assuntos estiveram concentrados em cuidados, alimentação e fundamentos da neoplasia; houve dúvidas que, mesmo discutidas em consultas, permaneceram presentes em atendimentos subsequentes. Este estudo fornece subsídios para outras pesquisas e intervenções sobre comunicação em oncologia pediátrica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
