Influência da variação lingüística e da consciência morfossintática no desempenho em leitura e escrita

Autores

  • Sandra Regina Kirchner Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v9i2.4795

Palavras-chave:

desempenho em leitura e escrita, variação lingüística, consciência morfossintática, reading and writing performance, linguistic variation, awareness morphological/syntactic

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a influência da variação lingüística e da consciência morfossintática nas diferenças de desempenho em leitura e escrita de alunos da 2ª, 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 36 alunos de escolas públicas de Curitiba/PR: 18 crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita (grupo 1) e outras 18 sem dificuldades de aprendizagem (grupo 2). Os instrumentos de coleta de dados avaliaram: a variação lingüística; a consciência morfossintática e o desempenho das crianças em provas de leitura e ditado. Tinha-se como hipótese que a consciência morfossintática se correlaciona positivamente com o desempenho em leitura e escrita, enquanto a variação lingüística se correlaciona negativamente. Essa hipótese foi confirmada. Destaca-se, entretanto, que 72,15% das formas lingüísticas não-padrão utilizadas pelos alunos do grupo 1 são empregadas pela maioria dos falantes do português brasileiro, portanto, são formas não-estigmatizadas. Infere-se que a utilização dessas formas lingüísticas pode estar dificultando a escrita correta por parte dessas crianças. Sugere-se que os professores aproveitem os episódios de variação lingüística para levar os alunos a refletir sobre os aspectos morfossintáticos da língua, garantindo-lhes uma capacidade de expressão, oral e escrita, cada vez mais adequada e competente.

 

Palavras-chave: desempenho em leitura e escrita; variação lingüística; consciência morfossintática.

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Como Citar

Guimarães, S. R. K. (2005). Influência da variação lingüística e da consciência morfossintática no desempenho em leitura e escrita. Interação Em Psicologia, 9(2). https://doi.org/10.5380/psi.v9i2.4795

Edição

Seção

Artigos