Psicologia da amizade na infância: uma revisão crítica da literatura recente
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v9i2.4787Palavras-chave:
amizade, infância, relacionamento interpessoalResumo
Este artigo apresenta uma revisão crítica da literatura recente sobre os aspectos psicológicos da amizade na infância. Aproximadamente, uma centena de artigos publicados em revistas indexadas de circulação internacional, de 1995 a 2003, foi selecionada e analisada. Os temas encontrados foram organizados em quatro grupos: 1) Aspectos metodológicos; 2) Dimensões de análise (incluindo similaridade e simetria, processos de cooperação, competição, apoio social, conflito e agressividade); 3) Redes sociais (a criança, seus pares e amigos) e contexto (família e escola); 4) Casos especiais: deficiência física e mental, rejeição, negligência, abuso, depressão e solidão. A literatura analisada apresenta: a) orientações teóricas e estratégias metodológicas diversificadas; b) falta de modelos teóricos da amizade ou de seus aspectos; c) carência de investigações em países em desenvolvimento. São propostas algumas possíveis orientações para a pesquisa empírica e teórica, incluindo a investigação das relações de amizade atribuídas aos familiares, novas dimensões da amizade na escola e na vizinhança, ampliação no número e na profundidade das dimensões investigadas, além da ampliação de casos especiais a serem considerados nos estudos da amizade, incluindo portadores de necessidades especiais e estudos sobre crianças enfrentando diferentes situações estressantes, como enfermidade física ou problemas psicológicos.
Palavras-chave: amizade; infância; relacionamento interpessoal.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.