Do que o bebê precisa? A função de cuidar na perspectiva das educadoras de bercário
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v21i2.47810Palavras-chave:
bebês, comportamento de cuidado da criança, creches, desenvolvimento emocional, educadores infantisResumo
O presente estudo teve por objetivo investigar a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário. Participaram desse estudo quinze educadoras de berçário de duas creches públicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados evidenciaram que as educadoras consideram o bebê como foco do seu trabalho, estando o serviço da creche voltado para o atendimento das suas necessidades. Contudo, cuidar de bebês é uma tarefa emocionalmente exigente. Frente a isso, destaca-se a importância de se oferecer condições adequadas de trabalho para as educadoras e espaços de escuta para que elas possam realizar as suas funções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.