Do que o bebê precisa? A função de cuidar na perspectiva das educadoras de bercário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v21i2.47810

Palabras clave:

bebês, comportamento de cuidado da criança, creches, desenvolvimento emocional, educadores infantis

Resumen

O presente estudo teve por objetivo investigar a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário. Participaram desse estudo quinze educadoras de berçário de duas creches públicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados evidenciaram que as educadoras consideram o bebê como foco do seu trabalho, estando o serviço da creche voltado para o atendimento das suas necessidades. Contudo, cuidar de bebês é uma tarefa emocionalmente exigente. Frente a isso, destaca-se a importância de se oferecer condições adequadas de trabalho para as educadoras e espaços de escuta para que elas possam realizar as suas funções.

Biografía del autor/a

Rodrigo Gabbi Polli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicólogo, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rita de Cassia Sobreira Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga, Doutora em Psocilogia pela University of London, Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2017-08-29

Cómo citar

Polli, R. G., & Lopes, R. de C. S. (2017). Do que o bebê precisa? A função de cuidar na perspectiva das educadoras de bercário. Interação Em Psicologia, 21(2). https://doi.org/10.5380/psi.v21i2.47810

Número

Sección

Relatos de Pesquisa