Suporte familiar e sintomatologia depressiva e ansiosa em mulheres com obesidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v22i1.47051

Palabras clave:

obesidade, depressão, ansiedade, suporte familiar.

Resumen

O objetivo deste estudo consistiu em descrever a correlação do grau de percepção do suporte familiar com o nível de sintomatologia depressiva e ansiosa em pacientes com obesidade. A amostra foi composta por pacientes do sexo feminino (N = 39), usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), com idade média de 41 anos (DP = 10,74). As participantes responderam ao Inventário de Depressão de Beck (BDI), ao Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e ao Inventário de Percepção do Suporte Familiar (IPSF). Os resultados indicaram correlações negativas significativas entre o IPSF com o BDI e o BAI, indicando que, quanto maior a percepção do suporte familiar recebido, menores são os escores de sintomas depressivos e ansiosos. Correlações entre o BDI e o BAI também foram encontradas, apontando que quanto maior o grau de depressão, maior o nível de ansiedade. De maneira geral, os estudos indicam a efetiva importância do suporte familiar que se percebido como adequado pelo indivíduo, pode se apresentar como um fator de proteção no processo saúde-doença.

Biografía del autor/a

Nathália Gomes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em andamento. Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba.

José Roniere Morais Batista, Universidade Federal de Campina Grande

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Temporário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Coordena o laboratório de psicologia experimental da UEPB. Professor efetivo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Melyssa Kellyane Cavalcanti Galdino, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba ( UFPB), e professora/ orientadora do programa de Pós-graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento da UFPB.

Sibelle Maria Martins de Barros, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), Doutorado e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES). Realizou estágio de doutorando na Lancaster University - UK em 2006. Atualmente exerce a função de professora efetiva no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde na Universidade Estadual da Paraíba. É membro efetivo do GT da ANPEPP "Família e Comunidade" e do Grupo de Pesquisa Psicologia da Saúde (CNPq/UEPB). 

Publicado

2018-04-01

Cómo citar

da Silva, N. G., Batista, J. R. M., Galdino, M. K. C., & de Barros, S. M. M. (2018). Suporte familiar e sintomatologia depressiva e ansiosa em mulheres com obesidade. Interação Em Psicologia, 22(1). https://doi.org/10.5380/psi.v22i1.47051

Número

Sección

Relatos de Pesquisa