Desafios para a Formação do Neuropsicólogo Clínico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v18i3.47037Palavras-chave:
neuropsicologia clínica, formação profissional, BrasilResumo
A Neuropsicologia Clínica é um campo de trabalho recente no Brasil, no entanto, existe uma forte demanda no mercado por profissionais qualificados. Embora o Conselho Federal de Psicologia já tenha esboçado este campo como uma especialidade da formação em Psicologia, ainda não existe um consenso sobre como deve ser delineada a formação desse profissional. O presente artigo busca, através de uma análise histórica da área, delimitar esse campo de conhecimento para, então, observando os processos de formação do neuropsicólogo clínico em outros países mais avançados nesta discussão, traçar um breve perfil das competências, atitudes e comportamentos desse profissional. Finalmente, apontar os desafios que a formação do neuropsicólogo clinico representa no contexto brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.