A pesquisa psicanalítica na universidade como oportunidade de debate dos fundamentos psicanalíticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v22i1.46165

Palabras clave:

pesquisa, psicanálise, universidade.

Resumen

Este artigo discute os termos em que se dá a pesquisa psicanalítica na universidade, a partir de conceitos fundamentais da psicanálise. Começa situando historicamente a psicanálise no campo das ciências, localizando-a atualmente no campo das ciências humanas, e definindo a pesquisa psicanalítica pelo tratamento clínico dos dados, particularmente no ato da escrita. Funda-se tal argumento a partir das pesquisas sobre a interface sujeito-sociedade, porque elas explicitam alguns fundamentos psicanalíticos: o inconsciente (objeto da pesquisa psicanalítica) não está apenas na prática clínica; o objeto é construído a partir da relação estabelecida pelo pesquisador; e a interpretação é o método de acesso ao objeto. Conclui-se que a pesquisa psicanalítica na universidade, além de possível, possibilita legitimar alguns dos principais conceitos psicanalíticos.

Biografía del autor/a

Maira Marchi Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, área de concentração Práticas culturais e processos de subjetivação.

Fernando Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain, professor do PPG em Psicologia e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

Publicado

2018-04-01

Cómo citar

Gomes, M. M., & Aguiar, F. (2018). A pesquisa psicanalítica na universidade como oportunidade de debate dos fundamentos psicanalíticos. Interação Em Psicologia, 22(1). https://doi.org/10.5380/psi.v22i1.46165

Número

Sección

Estudos Teóricos ou Históricos