Indicadores de rejeição em grupo de crianças
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v5i1.3315Palabras clave:
rejeição, crianças rejeitadas, rejeição entre pares, reconhecimento da rejeiçãoResumen
O tema rejeição vem motivando inúmeros pesquisadores, devido à íntima relação entre a rejeição dos pares e dificuldades de ajustamento futuro. Estudar tal tema pode contribuir para a detecção de fatores desencadeadores de rejeição, propiciando em decorrência, intervenções preventivas. O texto pretende resumir a pesquisa de mestrado da autora em que se objetivou detectar os indicadores de rejeição entre crianças de 4ª série de uma escola particular de Curitiba (n=52). Entende-se, no presente estudo, ”indicadores de rejeição” como critérios que levam crianças a excluírem umas às outras de suas atividades de jogo e de trabalho, dentro do contexto escolar. No estudo foram utilizados instrumentos dirigidos à coleta de dados junto às crianças (“votação às avessas” e “passa a bola”) e outro visando à obtenção de dados por parte dos professores (“ficha do professor”). A análise e o cruzamento dos dados obtidos permitiram constatar que as crianças tendem a rejeitar os seus pares com base em comportamentos inadequados emitidos por estes (autoritarismo, conduta perturbadora), percepção esta, reforçada pelos dados obtidos dos professores. Em contrapartida, as crianças tendem a escolher seus pares devido à emissão, em alta freqüência, de comportamentos pró-sociais por parte destes.
Palavras-chave: rejeição, crianças rejeitadas, rejeição entre pares, reconhecimento da rejeição.
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