Habilidades sociais: breve análise da teoria e da prática à luz da análise do comportamento
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3311Palabras clave:
habilidades sociais, análise do comportamento, terapia comportamentalResumen
O estudo do campo teórico-prático do THS é importante porque os seres humanos passam muito tempo engajados em interações sociais, e ao serem socialmente habilidosos, são capazes de promoverem interações sociais satisfatórias, as quais favorecem aumento de reforçadores e, portanto podem auxiliar na prevenção e/ou redução de dificuldades psicológicas. A prática da psicoterapia tem por objetivo garantir o bem-estar do cliente, não sendo diferente no caso da terapia comportamental que busca ajudar na descrição de funções de seus comportamentos, bem como no desenvolvimento de repertórios que lhe tragam reforçadores positivos e negativos. Parte destes repertórios a serem promovidos envolvem relacionamentos interpessoais, e o campo teórico-prático do Treinamento em Habilidades Sociais (THS) parece útil à Análise do Comportamento e à Terapia Comportamental, pois descreve comportamentos sociais passíveis de serem avaliados, sugerindo estratégias de intervenção efetivas. Diante destas considerações, este artigo pretende descrever e analisar alguns conceitos envolvidos no campo teórico-prático do Treinamento em Habilidades Sociais (THS), tecendo algumas considerações a partir da Análise do Comportamento.
Palavras-chave: habilidades sociais; análise do comportamento; terapia comportamental.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
