Atribuições de causalidade para o sucesso e o fracasso escolar dos seus alunos por professoras do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3302Palavras-chave:
interação professor-aluno, atribuição de causalidade, desempenho acadêmicoResumo
As interações professor-aluno constituem um momento privilegiado de concretização do pensamento pedagógico do professor e da transmissão, intencional ou não, de suas crenças sobre o aluno e o processo educacional. As atribuições de causalidade enquanto crenças pessoais acerca das causas de um determinado evento podem afetar as características das interações professor-aluno e, por essa via, o desempenho escolar dos alunos. Este estudo investigou as atribuições de causalidade para o sucesso e fracasso escolar dos alunos junto a 30 professoras de 3a série do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de questões abertas e fechadas, foram analisados qualitativa e quantitativamente. Observou-se uma tendência das professoras a atribuírem aos alunos as causas do sucesso e do fracasso escolar, embora reconhecendo a ação docente como fator de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. São discutidos alguns aspectos da relação entre as crenças do professor, sua prática pedagógica e os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, defendendo-se maior investimento no aprofundamento dessa relação.
Palavras-chave: interação professor-aluno; atribuição de causalidade; desempenho acadêmico.
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