Um estudo sobre a dimensionalidade do teste do Desenho da Figura Humana
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v9i1.3282Palavras-chave:
modelo Rasch, unidimensionalidade, teste do Desenho da Figura HumanaResumo
Nesta pesquisa foi avaliado o ajuste do modelo Rasch quanto à unidimensionalidade do teste Desenho da Figura Humana. Foram estudadas 1.207 escolares de ambos os sexos, com idades de 5 a 10 anos. Para avaliar a possibilidade de violação, optou-se pela análise de componentes principais de resíduos, pois eles podem ser suficientes para violar a unidimensionalidade intrínseca dos itens. Foram selecionados os itens de maior saturação em relação à dimensão positiva e negativa do primeiro fator. Esses itens foram novamente analisados pelo modelo de Rasch, separadamente, e correlacionadas as pontuações do fator positivo com o negativo. O resultado sugeriu a existência de mais de uma dimensão, em contraposição ao uso de uma pontuação total para a avaliação. O estudo sobre as perturbações de medida relacionadas ao examinando indicou que o principal problema está relacionado à presença ou ausência de detalhes no desenho incompatíveis com as características globais da figura.
Palavras-chave: modelo Rasch; unidimensionalidade; teste do Desenho da Figura Humana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
