Estilos de aprendizagem e solução de problemas: um estudo com pré-escolares

Autores

  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos
  • Rogéria Gasparim Amadi
  • Katya Luciane de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v9i1.3281

Palavras-chave:

estratégias de aprendizagem, música, estilos cognitivos

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de averiguar a relação entre o estilo de aprendizagem e a solução de problemas, verificando qual situação de estímulo musical poderia propiciar melhor desempenho na tarefa. Participaram deste estudo 22 crianças entre cinco e seis anos de idade, que responderam oralmente a um inventário de estilo de aprendizagem e resolveram três quebra-cabeças, sob diferentes condições de apresentação do estímulo musical. Os resultados evidenciaram que as crianças alcançaram uma pontuação acima da média em todas as dimensões de estilo avaliadas. A situação de solução de problemas com música lenta foi a que favoreceu a ocorrência do maior número de respostas corretas, sendo significativamente maior que nas demais situações (música agitada e sem música). Observou-se que o estímulo musical, quando adequadamente utilizado, pode ser um elemento facilitador no enfrentamento de situações-problema, independentemente do estilo de aprendizagem da criança.

Palavras-chave: estratégias de aprendizagem; música; estilos cognitivos.

 

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Publicado

13-10-2005

Como Citar

dos Santos, A. A. A., Amadi, R. G., & de Oliveira, K. L. (2005). Estilos de aprendizagem e solução de problemas: um estudo com pré-escolares. Interação Em Psicologia, 9(1). https://doi.org/10.5380/psi.v9i1.3281

Edição

Seção

Artigos