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Estilos de aprendizagem e solução de problemas: um estudo com pré-escolares

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Rogéria Gasparim Amadi, Katya Luciane de Oliveira

Resumo


O objetivo deste estudo foi o de averiguar a relação entre o estilo de aprendizagem e a solução de problemas, verificando qual situação de estímulo musical poderia propiciar melhor desempenho na tarefa. Participaram deste estudo 22 crianças entre cinco e seis anos de idade, que responderam oralmente a um inventário de estilo de aprendizagem e resolveram três quebra-cabeças, sob diferentes condições de apresentação do estímulo musical. Os resultados evidenciaram que as crianças alcançaram uma pontuação acima da média em todas as dimensões de estilo avaliadas. A situação de solução de problemas com música lenta foi a que favoreceu a ocorrência do maior número de respostas corretas, sendo significativamente maior que nas demais situações (música agitada e sem música). Observou-se que o estímulo musical, quando adequadamente utilizado, pode ser um elemento facilitador no enfrentamento de situações-problema, independentemente do estilo de aprendizagem da criança.

Palavras-chave: estratégias de aprendizagem; música; estilos cognitivos.

 


Palavras-chave


estratégias de aprendizagem; música; estilos cognitivos

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v9i1.3281