O Cloze como técnica de diagnóstico e remediação da compreensão em leitura
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v8i2.3257Palavras-chave:
compreensão em leitura, ensino fundamental, avaliação educacionalResumo
O objetivo deste estudo foi o de avaliar a eficácia da técnica de Cloze como instrumento de diagnóstico e de desenvolvimento da compreensão em leitura. Participaram 24 alunos de 5ª série de uma escola pública do interior de São Paulo. Do total, 11 eram do gênero masculino (45,8%) e 13 do feminino (54,2%). A média de idade foi de 11,8 anos (DP=0,74). A coleta de dados ocorreu em situação de sala de aula e envolveu a aplicação de pré e pós-teste e um programa de intervenção com o uso do Cloze gradual em textos retirados de livros didáticos, apropriados para o nível de escolaridade dos participantes. A comparação dos resultados do pré e pós-testes apontou para uma diferença significativa, demonstrando que o Cloze parece adequado para o desenvolvimento da compreensão em leitura. Sugere-se que estudos similares sejam desenvolvidos em outras séries e outros tipos de escola para que novas evidências contribuam para a generalização dos resultados.
Palavras-chave: compreensão em leitura; ensino fundamental; avaliação educacional.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.