Open Journal Systems

Avaliando compreensão de sinais da Libras em escolares surdos do ensino fundamental

Fernando C. Capovilla, Alessandra G. S. Capovilla, Keila Q. Viggiano, Márcia C. P. R. Bidá

Resumo


A educação brasileira carece de instrumentos para avaliar o desenvolvimento lingüísitco da população escolar surda. O Teste de Vocabulário Receptivo de Sinais da Libras (TVRSL1) avalia a compreensão de sinais da Libras. Foi aplicado com sinalização ao vivo coletivamente na sala de aula em duas sessões de 45 minutos a 505 estudantes de 6 a 41 anos, a maioria sinalizadora com surdez profunda pré-lingual e perilingual, de 1ª série do ensino fundamental até 1ª do médio, de seis escolas do estado de São Paulo, quatro Escolas Municipais de Educação Especial e duas particulares. Foi normatizado de 1ª a 8ª série e validado por comparação com dez testes normatizados de desenvolvimento de compreensão de sinais, leitura e escrita. Resultados revelaram aumento significativo da compreensão de sinais de 1ª a 8aª série, e maiores correlações com nomeação de sinais por escolha de palavras e por escrita livre do que com nomeação de figuras por escolha de palavras e por escrita livre, com competência de leitura de palavras ou com compreensão de leitura de sentenças. Análise de itens permitiu obter a versão reordenada, com grau de dificuldade crescente, e a abreviada com apenas 66 itens para permitir avaliação ainda mais rápida e eficaz.

Palavras-chave: linguagem; vocabulário; Libras.

 


Palavras-chave


linguagem; vocabulário; Libras

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v8i2.3252