Avaliando compreensão de sinais da Libras em escolares surdos do ensino fundamental

Autores

  • Fernando C. Capovilla
  • Alessandra G. S. Capovilla
  • Keila Q. Viggiano
  • Márcia C. P. R. Bidá

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v8i2.3252

Palavras-chave:

linguagem, vocabulário, Libras

Resumo

A educação brasileira carece de instrumentos para avaliar o desenvolvimento lingüísitco da população escolar surda. O Teste de Vocabulário Receptivo de Sinais da Libras (TVRSL1) avalia a compreensão de sinais da Libras. Foi aplicado com sinalização ao vivo coletivamente na sala de aula em duas sessões de 45 minutos a 505 estudantes de 6 a 41 anos, a maioria sinalizadora com surdez profunda pré-lingual e perilingual, de 1ª série do ensino fundamental até 1ª do médio, de seis escolas do estado de São Paulo, quatro Escolas Municipais de Educação Especial e duas particulares. Foi normatizado de 1ª a 8ª série e validado por comparação com dez testes normatizados de desenvolvimento de compreensão de sinais, leitura e escrita. Resultados revelaram aumento significativo da compreensão de sinais de 1ª a 8aª série, e maiores correlações com nomeação de sinais por escolha de palavras e por escrita livre do que com nomeação de figuras por escolha de palavras e por escrita livre, com competência de leitura de palavras ou com compreensão de leitura de sentenças. Análise de itens permitiu obter a versão reordenada, com grau de dificuldade crescente, e a abreviada com apenas 66 itens para permitir avaliação ainda mais rápida e eficaz.

Palavras-chave: linguagem; vocabulário; Libras.

 

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Como Citar

Capovilla, F. C., Capovilla, A. G. S., Viggiano, K. Q., & Bidá, M. C. P. R. (2004). Avaliando compreensão de sinais da Libras em escolares surdos do ensino fundamental. Interação Em Psicologia, 8(2). https://doi.org/10.5380/psi.v8i2.3252

Edição

Seção

Artigos