Le lien fraternel dans la groupalité familiale: séparations et catastrophes de symbolisation
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v8i1.3248Palavras-chave:
famile, lien fraternel, symbolisationResumo
Les auteurs proposent de considérer la dynamique familiale et les enjeux de transmission au sein du groupe familial à partir de la question du lien fraternel dans un contexte de séparation. Après un rappel des théories fondatrices du groupe et de la groupalité familiale dans le champ de la psychanalyse, quelques repères seront proposés en appui sur les méthodes projectives (Rorschach, C.A.T, T.A.T): se dégageront ce que les auteurs nomment des “catastrophes de symbolisation”, dont l’émergence au décours des épreuves projectives témoigne de failles dans la dynamique de transmission au sein de la famille. Enfin, une illustration clinique, à partir de deux situations de fratries, permet de mettre à l’épreuve de la clinique les propositions théoriques et méthodologiques.
Most-clés: famile; lien fraternel; symbolisation.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.