Filme com cenas de violência: efeito sobre o comportamento agressivo de crianças expresso no enredo de uma redação
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v8i1.3243Palavras-chave:
filme com violência, comportamento agressivo, violência na mídiaResumo
A violência na mídia e seus efeitos sobre o comportamento agressivo têm recebido grande atenção de diversos segmentos da sociedade. Os efeitos de um filme com cenas de violência sobre o comportamento agressivo de crianças foi investigado por meio da diferença no grau de agressividade expresso em redações feitas antes e após o filme. Vinte e cinco meninas e trinta e um meninos de 4ª série do Ensino Fundamental, de uma escola pública, participaram de um experimento com um delineamento intra-grupo. Primeiro, as crianças redigiram uma redação, a partir de um enredo que iniciava uma estória. Após 24 h, elas assistiram ao filme Mortal Kombat exibido em sala de aula; e finalmente elas redigiram uma outra estória, a partir de um enredo diferente. As redações foram julgadas por três estudantes universitários que não conheciam o objetivo do estudo. Eles atribuíram notas de 0 a 10 para o grau de agressividade dos personagens das estórias, com base em critérios pessoais. A análise dos dados indica que a agressividade expressa nas redações pelas meninas e pelos meninos aumentou após eles terem assistido ao filme. Estes resultados indicam que assistir filmes com cenas de violência afeta o comportamento de crianças de ambos os sexos, quando avaliado por meio de redações.
Palavras-chave: filme com violência; comportamento agressivo; violência na mídia.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.