Psicologia e neurociência cognitivas: alguns avanços recentes e implicações para a educação

Autores

  • Paulo Estevão Andrade
  • Paulo Sérgio T. do Prado

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v7i2.3225

Palavras-chave:

psicologia cognitiva, neurociências, educação

Resumo

Partindo da contribuição de autores como Piaget e Vygotsky para a compreensão do desenvolvimento psicológico, o texto comenta alguns importantes avanços recentes na pesquisa em psicologia infantil e confronta seus resultados com posturas anteriores. Um ponto de destaque relaciona-se com o desenvolvimento de certas habilidades perceptivas e cognitivas as quais, de acordo com algumas evidências, têm sua gênese em idades inferiores às que se acreditava há algum tempo. Adicionalmente, comentam-se importantes achados das neurociências, e mais particularmente da neuropsicologia cognitiva, identificando áreas cerebrais responsáveis por determinadas tarefas cognitivas e também algumas de suas associações. A conclusão aponta para a necessidade de os profissionais da educação e os currículos escolares levarem em consideração esses avanços científicos para que se produzam melhorias na eficácia do processo pedagógico.

Palavras-chave: Psicologia cognitiva; neurociências; educação.

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Como Citar

Andrade, P. E., & do Prado, P. S. T. (2003). Psicologia e neurociência cognitivas: alguns avanços recentes e implicações para a educação. Interação Em Psicologia, 7(2). https://doi.org/10.5380/psi.v7i2.3225

Edição

Seção

Artigos