Capacitação do educador acerca do abuso sexual infantil

Autores

  • Rachel de Faria Brino
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v7i2.3218

Palavras-chave:

abuso sexual, professores, intervenção

Resumo

A violência por abuso sexual é mais difícil de ser identificada por não apresentar, na maioria dos casos, marcas físicas. Capacitar professores a ser mais sensíveis aos sintomas que uma criança sexualmente abusada apresenta, talvez garanta o diagnóstico precoce destes casos. O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção com educadoras no sentido de capacitá-las a atuarem com casos de abuso sexual. As participantes foram 11 educadoras, sendo que 5 participaram da intervenção e 6 formaram um grupo controle. A intervenção foi composta de duas etapas: 1) Quatro encontros de três horas de duração cada um, realizados na Secretaria Municipal de Educação do município. As atividades realizadas nos encontros consistiram de exposições orais sobre o tema, atividades práticas, exposições sobre a legislação, apresentações de vídeos e filmes, role-playing etc; 2) Período de consultoria. Ao início, ao final dos encontros e após o período de consultoria foram aplicados nas participantes dois instrumentos para avaliar o desempenho destas, o RAS (Registro sobre Abuso Sexual) e o Questionário sobre Conhecimentos e Crenças a respeito de Abuso Sexual. De forma geral, a intervenção promoveu algumas importantes modificações para que as professoras atuem com casos de abuso sexual.

Palavras-chave: Abuso sexual; professores; intervenção.

 

Downloads

Como Citar

Brino, R. de F., & Williams, L. C. de A. (2003). Capacitação do educador acerca do abuso sexual infantil. Interação Em Psicologia, 7(2). https://doi.org/10.5380/psi.v7i2.3218

Edição

Seção

Artigos