Atuação neuropsicológica em centro de neurologia pediátrica: um projeto de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v7i1.3214Palavras-chave:
neuropsicologia infantil, avaliação psicológica, psicologia hospitalar, pediatric neuropsychology, psychological assessment, hospital psychology.Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência profissional na área da Psicologia Hospitalar com um enfoque neuropsicológico, que ocorre através de um projeto de extensão universitária. Tal projeto intitulado “Atuação neuropsicológica em Centro de Neurologia Pediátrica”, consiste na implantação do serviço de neuropsicologia pelo Laboratório de Neuropsicologia do Departamento de Psicologia da UFPR dentro do Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas da UFPR (CENEP-HC). O principal objetivo do projeto é proporcionar à população atendida neste centro médico, um serviço de neuropsicologia de qualidade, bem como desenvolver e divulgar trabalhos desenvolvidos na área da neuropsicologia. O trabalho desenvolve-se através da avaliação e intervenção neuropsicológica de pacientes portadores de diversos comprometimentos neurológicos, provenientes de diversas etiologias. Tais procedimentos têm como propósito auxiliar na avaliação diagnóstica dos pacientes, possibilitar um atendimento neuropsicológico e encaminhar corretamente pacientes para outros profissionais. Tais objetivos são alcançados através de visitas ambulatoriais, avaliações e intervenções neuropsicológicas, supervisões semanais, discussões interdisciplinares teórico-práticas dos casos atendidos e encaminhamentos para outros profissionais. Além disso, como resultados do desenvolvimento desse projeto ocorre a elaboração de material de avaliação e intervenção neuropsicológicas apropriadas à população atendida no CENEP-HC.
Palavras-chave: neuropsicologia infantil; avaliação psicológica; psicologia hospitalar.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.