Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v7i1.3203Palavras-chave:
compreensão em leitura, rendimento acadêmico, universitárioResumo
Este estudo objetivou explorar as relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico em universitários das áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. A amostra foi composta por 412 alunos dos cursos de letras, psicologia, matemática e odontologia. Os escores obtidos no teste de Cloze foram correlacionados com o desempenho médio nas disciplinas cursadas pelos alunos no primeiro ano do curso. Foi utilizado um texto preparado segundo a técnica de Cloze e a coleta de dados ocorreu de forma coletiva. Em todos os cursos os escores do Cloze se correlacionaram ao desempenho acadêmico, à exceção do curso de matemática. Os resultados indicaram a existência de uma associação significativa entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico.
Palavras-chave: compreensão em leitura; rendimento acadêmico; universitários.
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