Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade

Autores

  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos
  • Ricardo Primi

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v7i1.3203

Palavras-chave:

compreensão em leitura, rendimento acadêmico, universitário

Resumo

Este estudo objetivou explorar as relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico em universitários das áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. A amostra foi composta por 412 alunos dos cursos de letras, psicologia, matemática e odontologia. Os escores obtidos no teste de Cloze foram correlacionados com o desempenho médio nas disciplinas cursadas pelos alunos no primeiro ano do curso. Foi utilizado um texto preparado segundo a técnica de Cloze e a coleta de dados ocorreu de forma coletiva. Em todos os cursos os escores do Cloze se correlacionaram ao desempenho acadêmico, à exceção do curso de matemática. Os resultados indicaram a existência de uma associação significativa entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico.

Palavras-chave: compreensão em leitura; rendimento acadêmico; universitários.

 

Downloads

Como Citar

dos Santos, A. A. A., & Primi, R. (2003). Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade. Interação Em Psicologia, 7(1). https://doi.org/10.5380/psi.v7i1.3203

Edição

Seção

Artigos