Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Ricardo Primi

Resumo


Este estudo objetivou explorar as relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico em universitários das áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. A amostra foi composta por 412 alunos dos cursos de letras, psicologia, matemática e odontologia. Os escores obtidos no teste de Cloze foram correlacionados com o desempenho médio nas disciplinas cursadas pelos alunos no primeiro ano do curso. Foi utilizado um texto preparado segundo a técnica de Cloze e a coleta de dados ocorreu de forma coletiva. Em todos os cursos os escores do Cloze se correlacionaram ao desempenho acadêmico, à exceção do curso de matemática. Os resultados indicaram a existência de uma associação significativa entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico.

Palavras-chave: compreensão em leitura; rendimento acadêmico; universitários.

 


Palavras-chave


compreensão em leitura; rendimento acadêmico; universitário

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v7i1.3203

Direitos autorais