Relacionamento entre Filhos e Pais não Residentes, Representação de Apego e Desempenho de Escrita

Autores

  • Márcia Siqueira de Andrade centro universitário FIEO
  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cristina Aparecida Lopes de Morais

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.31744

Palavras-chave:

Pais não residentes, representação de apego, escrita

Resumo

Considerando que o apego interfere no desenvolvimento cognitivo pesquisou-se a relação entre filhos e
pais não residentes, representação de apego, desempenho em escrita. Participaram 43 estudantes do
Ensino Fundamental que não residiam com o pai. Utilizou-se para a coleta de dados: teste do desenho da
família e avaliação das dificuldades de aprendizagem na escrita.Os resultados revelaram que o aumento
dos sinais ansiosos/ inseguros correspondeu ao maior número de erros na escrita; quanto menor o tempo
de não residência pai/filho, maior o número de erros na escrita. Os participantes que se relacionam com o
pai tiveram melhor desempenho na escrita. Conclui-se que, tanto a representação de apego quanto a
relação entre filhos e pais não residentes influenciam o desempenho na escrita.

Biografia do Autor

Márcia Siqueira de Andrade, centro universitário FIEO

Possui Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professora titular do Centro Universitário FIEO, Coordenadora do Programa em Psicologia Educacional do UNIFIEO, Membro do Comite de Etica em Pesquisa (CEP) do UNIFIEO, coordenadora do GT Aprendizagem humana na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Editora do periódico Cadernos de Psicopedagogia. Seus principais interesses estão voltados para o estudo dos processos de aprendizagem humana em seu desenvolvimento integral e dificuldades específicas entendendo que nesse processo as variáveis psicológicas encontram-se articuladas a componentes sociais. Suas pesquisas nessa área têm investigado a aprendizagem em diferentes contextos: escola, família, abrigos. Atualmente tem se dedicado mais ao estudo de temas relacionados à identificação dos aspectos preditivos dos problemas de aprendizagem da lecto escrita.

Alessandra Gotuzo Seabra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995) , mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1997) , doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2001) . Atualmente é Revisor de periódico da Psicologia Escolar e Educacional, Revisor de periódico da Estudos de Psicologia (Natal), Revisor de periódico da Psicologia. Reflexão e Crítica (0102-7972), Membro de corpo editorial da Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), Revisor de periódico da dementia & neuropsychologia, Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Revisor de periódico da Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), Revisor de periódico da Archives of Clinical Neuropsychology, Membro de corpo editorial da Cadernos de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (Online), Membro de corpo editorial da Cadernos de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (Online), Revisor de projeto de fomento da (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Revisor de projeto de fomento da (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Membro de corpo editorial da Arquivos de Neuropsiquiatria. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura, Escrita, Consciência fonológica, psicologia cognitiva, método fônico e rota fonológica.

Cristina Aparecida Lopes de Morais

Mestre em Psicologia Educacional pelo UNIFIEO

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

de Andrade, M. S., Gotuzo Seabra, A., & Lopes de Morais, C. A. (2016). Relacionamento entre Filhos e Pais não Residentes, Representação de Apego e Desempenho de Escrita. Interação Em Psicologia, 20(1). https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.31744

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa