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Relacionamento entre Filhos e Pais não Residentes, Representação de Apego e Desempenho de Escrita

Márcia Siqueira de Andrade, Alessandra Gotuzo Seabra, Cristina Aparecida Lopes de Morais

Resumo


Considerando que o apego interfere no desenvolvimento cognitivo pesquisou-se a relação entre filhos e
pais não residentes, representação de apego, desempenho em escrita. Participaram 43 estudantes do
Ensino Fundamental que não residiam com o pai. Utilizou-se para a coleta de dados: teste do desenho da
família e avaliação das dificuldades de aprendizagem na escrita.Os resultados revelaram que o aumento
dos sinais ansiosos/ inseguros correspondeu ao maior número de erros na escrita; quanto menor o tempo
de não residência pai/filho, maior o número de erros na escrita. Os participantes que se relacionam com o
pai tiveram melhor desempenho na escrita. Conclui-se que, tanto a representação de apego quanto a
relação entre filhos e pais não residentes influenciam o desempenho na escrita.

Palavras-chave


Pais não residentes; representação de apego; escrita

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v20i1.31744