Crenças, Atitudes e Práticas dos Profissionais de Recursos Humanos Diante do Cumprimento da Lei de Cotas

Autores

  • Michelli Godoi Rezende Universidade Federal de São João del-Rei
  • Maria Nivalda de Carvalho-Freitas Universidade Federal de São João del-Rei
  • Marcos Vieira-Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v19i1.31553

Palavras-chave:

inclusão, pessoas com deficiência, trabalho, práticas de RH

Resumo

Esta pesquisa buscou verificar se existe relação entre crenças, atitudes e práticas dos profissionais de Recursos Humanos em relação à inclusão de pessoas com deficiência (PCD) nas organizações. Participaram do estudo 55 profissionais de Recursos Humanos filiados à Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais. Na pesquisa foram utilizados métodos quantitativos de coleta e análise dos dados. De forma geral, constatou-se que a utilização dos construtos: concepções de deficiência, ações consideradas possíveis para garantir a inclusão de PCD no trabalho e percepção das práticas de RH utilizadas nas organizações contribuíram para a identificação de atitudes diferenciadas dos profissionais de RH frente à inclusão.

Biografia do Autor

Michelli Godoi Rezende, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui Graduação pela Universidade Federal de São João del-Rei (2011) e Mestrado pela mesma universidade (2013). Integrante do Núcleo de Pesquisa, Acessibilidade e Trabalho do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (NACE/LAPIP - UFSJ), dedica-se aos estudos sobre a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho.

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1987), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atuou na área de Recursos Humanos durante 11 anos e atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, onde também atua no Mestrado de Psicologia. É editora da Revista GERAIS - Revista Interinstitucional de Psicologia. Participa como revisora ou consultora de revistas científicas nacionais. É membro de corpo de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais e internacionais. Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG - área de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, no período de 2008 a 2012. É vice-coordenadora do Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial - LAPIP e líder do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE). Suas pesquisas contemplam a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco nos seguintes temas e suas relações: diversidade nas organizações de trabalho, especialmente inserção e gestão do trabalho de pessoas com deficiência; satisfação e qualidade de vida no trabalho, socialização profissional e processos grupais nas organizações. Em final de 2008, como um dos resultados de suas pesquisas, foi uma das organizadoras do livro Trabalho e Pessoas com Deficiência: Pesquisas, Práticas e Instrumentos de Diagnóstico, publicado pela Juruá Editora, obra que contém trabalhos de pesquisadores de sete diferentes Estados do país. Em 2011 organizou uma Edição da Revista Psicologia e Práticas Psicossociais, contendo 12 artigos sobre a Inserção de Pessoas com Deficiência: processos psicossociais, organizacionais e socioeducativos, de pesquisadores de vinte universidades e dez Estados brasiieiros.

Downloads

Publicado

29-08-2016

Como Citar

Rezende, M. G., Carvalho-Freitas, M. N. de, & Vieira-Silva, M. (2016). Crenças, Atitudes e Práticas dos Profissionais de Recursos Humanos Diante do Cumprimento da Lei de Cotas. Interação Em Psicologia, 19(1). https://doi.org/10.5380/psi.v19i1.31553

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa