Psicanálise e Educação nos Limites da Palavra

Autores

  • Luciana Gageiro Coutinho UFF
  • Maria Angélica Mello Pisetta UFF

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v18i3.29858

Palavras-chave:

psicoanálise, educação, sociedade, violência

Resumo

O presente trabalho parte da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas, trazendo questões tanto para os que ocupam o lugar de educadores quanto para os que se situam como alunos. Sustentando-nos na perspectiva psicanalítica e entendendo que a educação e a subjetivação humanas se dão numa dimensão de linguagem, as autoras discutem o estatuto da palavra nas práticas educativas atuais, supondo que os efeitos da fragilização da dimensão simbólica no laço educativo têm incidência particular sobre os adolescentes e se apresentam sob a forma de problemas de escolarização e diversas manifestações da violência nas escolas.

Biografia do Autor

Luciana Gageiro Coutinho, UFF

Doutora em Psicologia Clínica, professora adjunta de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da UFF, membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro

Maria Angélica Mello Pisetta, UFF

Doutora em Psicologia pela UFRJ, Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da UFF, correspondente da Escola Brasileira de Psicanalise - seção Rio.

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Publicado

08-06-2016

Como Citar

Coutinho, L. G., & Pisetta, M. A. M. (2016). Psicanálise e Educação nos Limites da Palavra. Interação Em Psicologia, 18(3). https://doi.org/10.5380/psi.v18i3.29858

Edição

Seção

Estudos Teóricos ou Históricos