Distintas Perspectivas do Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Escrita e a Formação do Alfabetizador

Autores

  • Carmen Sá Brito Sigwalt UFPR
  • Sandra Regina Kirchner Guimarães UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.29706

Palavras-chave:

alfabetização, aquisição da linguagem escrita, formação docente

Resumo

Estudo teórico que analisa as diferentes perspectivas de aquisição da linguagem escrita: tradicional, construtivista psicogenética, métodos fônicos e letramento. O referencial de análise é a concepção de alfabetizar letrando, na qual a alfabetização (domínio do sistema gráfico) e o letramento (uso da leitura e da escrita nas diversas funções sociais) são trabalhadas conjuntamente. Uma segunda análise destaca três momentos da formação de alfabetizadores: o tradicional, o construtivista e a tentativa de superação destas duas abordagens. Os resultados do estudo evidenciaram o afastamento das diversas perspectivas metodológicas da concepção de alfabetizar letrando e a necessidade da formação de alfabetizadores considerar a alfabetização e o letramento como ações indissociáveis.

Palavras-chave: alfabetização; aquisição da linguagem escrita; formação docente. 

Biografia do Autor

Carmen Sá Brito Sigwalt, UFPR

Professora Assistente do Departamento de Planejamento e Administração Escolar do Setor de Educação da UFPR. doutoranda em Educação pela UFPR

Sandra Regina Kirchner Guimarães, UFPR

Professora Associada II - UFPR

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Como Citar

Sigwalt, C. S. B., & Guimarães, S. R. K. (2012). Distintas Perspectivas do Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Escrita e a Formação do Alfabetizador. Interação Em Psicologia, 16(2). https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.29706

Edição

Seção

Estudos Teóricos ou Históricos